São Petersburgo

Há quem diga que São Petersburgo é uma das mais belas cidades do mundo. Situada sobre as ilhas do rio Neva, a cidade conhecida como “Veneza do Norte” foi fundada em 1703 pelo Czar Pedro, o Grande. Construída em terrenos inóspitos e desérticos, à custa de trabalho forçado, era espelho de uma ambição. Pedro I queria mostrar a abertura do seu país ao mundo e queria uma cidade para rivalizar com as maravilhas arquitetônicas do Ocidente. Em 1712 torna-se a capital do Estado russo, centro da vida política, cultural e intelectual. Arquitetos, pintores e escultores são convidados para dar um aspecto singular a nova capital. Aparecem amplas praças, avenidas, luxuosos palácios da aristocracia, soberbas catedrais e edifícios administrativos. A Catedral de São Pedro e São Paulo, o Edifício de Doze Colégios, a Catedral de São Nicolau, o Palácio de Inverno, a Catedral de Smolni, as Catedrais de São Isaac e da Virgem de Kazan construídos por arquitetos de renome, criaram uma cidade única que não tem análogos no mundo. Foi a capital imperial do país até a Revolução Russa, em outubro de 1917. Em homenagem a Lênin, seu nome é mudado para Leningrado em 1924, mas volta a ser chamada de São Petersburgo, em 1991.

Guias

Excelente Natalia que atendeu nosso grupo em agosto passado. Fala português sem sotaque!!! Natália Golovanova Celular: +79110949897 / Tel: +7(812)3428574 Email: golnata@rambler.ru

Onde Ficar

EuropaFicarSão Petersburgo

Belmond Grand Hotel Europe

Mikhaylovskaya Ulitsa, 1/7
Sankt-Peterburg, Rússia
Website

Este imponente hotel é um dos mais antigos e requintados de São Petersburgo, que remonta a 1875. Além dos interiores opulentos e de uma série de suítes com temas históricos, há um caviar bar, um health club, um spa requintado. O restaurante L’Europe, é um dos os restaurantes gourmet mais famosos da cidade.

EuropaFicarSão Petersburgo

Corinthia Hotel St Petersburg

Nevsky avenue, 57
Sankt-Peterburg, Rússia
Website

Este luxuoso e premiado cinco estrelas está situado na rua mais ilustre de São Petersburgo, a Nevsky Prospect. Ele combina mobiliário de luxo e serviço altamente profissional com uma série de comodidades, tais como restaurante, bar e spa, e uma reforma de 2018 acrescentou novos quartos e suítes.

EuropaFicarSão Petersburgo

SO Sofitel St Petersburg

Voznesensky Ave, 6
Sankt-Peterburg, Rússia
Website

Este hotel – que substituiu o W em 2018 – rapidamente se tornou o principal refúgio hedonista de São Petersburgo. O hotel oferece quartos com design inteligente e espaços públicos impregnados com uma estética da moda. Um restaurante na cobertura que funciona como um local noturno nos finais de semana.

EuropaFicarSão Petersburgo

The State Hermitage Museum Official Hotel

Ulitsa Pravdy, 10
Sankt-Peterburg, Rússia
Website

O hotel oficial do Museu Hermitage State tornou-se instantaneamente um dos endereços de acomodação mais notáveis ​​de São Petersburgo quando foi inaugurado há alguns anos. Do átrio em tons creme até os seus quartos elegantes, restaurante e spa, é um local memorável para ficar.

Onde Comer

São Petersburgo tem um cenário gastronômico eclético e sofisticado e bem diferente do que se via anos atrás.

Hoje em dia você pode encontrar pratos clássicos russos – borsch, stroganov, pelmeni, sopa de repolho, caviar – servidos em ambientes luxuosos que lembram a aristocracia do século 19, bem como em cantinas simples que mantiveram ou recriaram um espírito da era soviética.

O Que Fazer

EuropaFazerSão Petersburgo

Catedral do Sangue Derramado

A Igreja da Ressurreição de Cristo (1883- 1907), reaberta recentemente após décadas de penosos trabalhos de restauração é uma das mais belas igrejas do mundo! A arquitetura da igreja é inspirada na Catedral de São Basílio da Praça Vermelha, em Moscou. Seu interior é impressionante, riquíssimo, decorado com mármores italianos, pedras preciosas e semipreciosas, jaspe e mais de mil metros quadrados de mosaicos de inestimável valor artístico, uma realização única da arte russa.

A igreja foi construída no local onde o czar Alexandre II foi assassinado num atentado a bomba no dia 1 de março de 1881. Uma parte dos pavimentos ensanguentados foi incluída no interior do futuro templo. O local é indicado por uma cruz de cristal de rocha.

Eu acho uma das igrejas mais lindas do mundo! Inteira de mosaicos, um deslumbre!

EuropaFazerSão Petersburgo

Pavlovsk

Localizado a 5km de Tsarskoye Selo, foi um território dado de presente por Catarina a Grande, em 1777, ao seu filho Paulo para comemorar o nascimento de seu neto. De fato, o estabelecimento do conjunto de parque, palácio e pavilhões de Pavlovsk iniciou-se em 1780, suas construções tinham como objetivo servir de acomodações para a temporada de caça da família real.

EuropaFazerSão Petersburgo

Peterhof

Considerada a “Versalhes Russa”, apresenta 7 parques com uma área de mais de 800 hectares, mais de 20 palácios e pavilhões e inúmeras fontes de água. Em frente ao grande palácio encontramos uma imensa cascata composta de quedas d’água, estátuas de bronze e dezenas de jatos d’água. ATENÇÃO: as fontes do Peterhof ficam desligadas durante todo o inverno, por causa do frio para não congelar nas tubulações, mais ou menos em começo de maio elas são ligadas, a data é móvel, depende do rigor de cada inverno. Vale saber se estão ligadas ou não antes de ir, pois e o ponto forte deste palácio!

EuropaFazerSão Petersburgo

Tsarskoye Selo

Uma preciosidade da Cultura Nacional Russa. É um complexo de palácios e parques construído nos séculos XVIII e XIX, palácio de verão de Catarina cuja fachada se estende por 300 m produzindo uma extraordinária impressão devido a seu incomum e luxuoso formato, já que apresenta um jogo de luz e sombra em suas colunas, saliências e abundantes decorações esculpidas. Neste palácio está a famosa Sala de Âmbar … maravilhosa! ATENÇÃO: as estátuas de mármore branco dos jardins de Tsarkoye Selo são todas cobertas em caixas de madeira para passar o inverno, o que tira um pouco da beleza! Isso quer dizer que estarão cobertas até pelo menos o mês de abril.