Salar de Uyuni

ROTEIRO

DURAÇÃO: 12 DIAS /11 NOITES

DIA 1
São Paulo / Santa Cruz de la Sierra
Check in no hotel.
À tarde, visita panorâmica pela cidade.

DIA 2
Santa Cruz de la Sierra / Sucre
Café da manhã e traslado para o hotel.
(09:20) Embarque no voo BOA 582 com destino a Sucre.
(10:05) Chegada e traslado para o hotel.

DIA 3
Sucre
Café da manhã.Passeio pela cidade, conhecendo a la Casa de la Liberdad, o Parque Bolívar, o Museu La Recoleta, o Museu de la Recoleta e o Museu Asur.
Duração do passeio: 3 a 4hs.

DIA 4
Sucre / Potosi /Colchani / Uyuni
Check out no hotel e traslado(2hs30) para Potosi.
Visite a cidade de Potosi que foi declarada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. Conheça a Casada moeda, o mercado artesanal entre outros atrativos.
Traslado 3hs aproximadamente para Colchani.
Chegada e pernoite no Hotel.
Percorrido de 376 km aproximadamente.

DIA 5
Uyuni
Salar do Uyuni, partida para o Salar e parada para visitar acidade de Colchani, onde é possível observar a processo de extração de sal manual, bem como artesanato de sal local. Visita a Playa Blanca, museu do sal; ojos de sal, interessantes por serem pontos de saída da água subterrânea do salar.
Almoço piquenique no Salar
Continuamos com a visita à Ilha Incahuasi. Esta ilha está localizada no coração do salar e é a maior de um grupo de ilhas que representa um ecossistema isolado. A ilha é preenchida com uma espécie de cacto que medem até 12 metros de altura, proporcionando um panorama impressionante do local.
Apreciaremos o pôr do sol e depois traslado para o hotel.
Percorrido de 100km aproximadamente.

DIA 6
Uyuni – Laguna /Salar do Uyuni / Ojo Perdiz
Saída do hotel com direção ao Salar de Chiguana, outro espacio salino ao sul de Uyuni onde pode se visitar o mirante do vulcão Ollagüe
A seguir, visite as lagoas “Joyas Andinas”, pequenas lagoas que mostram a biodiversidad da região.
Traslado ao hotel em Ojo de Perdiz.

DIA 7
Ojo Perdiz / Uyuni / La Paz
Partida do hotel a Árvore da Pedra, Deserto Siloli,
Reserva Eduardo Abaroa onde visitamos a Laguna Colorada, amostra impressionante de um ecossistema muito diversificada em um clima totalmente desolado, a visita com os gêiseres; Sol de Mañana & Quot.
Visite também as fontes termais de Polques, olhos de água quente devido à atividade vulcânica da região.
Laguna Verde.
Retorno para Uyuni pelos povoados mágicos de Sud Lípez, San Cristobal.
Almoço e traslado para o aeroporto de Colchani.
Embarque com destino a La Paz.
Chegada a La Paz, traslado e check in ao hotel.

DIA 8
La Paz – meio dia de passeio pela cidade e Vale da Lua, o mercado das bruxas, a Igreja colonial de San Francisco e lojas de artesanato da Rua Sagarnaga
A caminhada continua em direção à Plaza Murillo, onde estão localizadas a
Catedral Metropolitana, o Paláciodo Governo e o Parlamento.
O passeio termina com uma visita ao espetacular Vale da Lua, os passageiros
terão a oportunidade de realizar uma curta caminhada e visitar uma oficina de cerâmica, onde haverá uma demonstração desta arte.

DIA 8
La Paz / Puno (visita a Tiwanaku)
Café da manhã e traslado para Tiwanaku localizado a 72km da cidade. Tiwanaku foi o principal centro comercial e berço da cultura andina. Visite o templo de Kalasasaya (Sol), Porta do Sol e templo semi subterrâneo. Almoço no restaurante local e traslado para a fronteira com peru. Chegada na praça principal
de Puno onde estará um carro do hotel Titilaka para fazer o atraslado ao hotel.
Percorrido de 270 km aproximadamente.

DIA 9
Puno – Hotel Titilaka
Dias livres para atividades oferecidas pelo hotel.
O Hotel Titilaka é um esplendor, rodeado de uma geografia andina impressionante. O design contemporâneo do hotel integra-se com a natureza e com o lago, origem da cultura Inca. O hotel oferece inúmeras opções de
passeios, a pé, de bicicleta, podendo ser de meio dia ou dia inteiro. As mesmas podem ser escolhidas diretamente no hotel com o auxílio dos guias, na véspera. Eles explicarão o nível de exigência física, bem como outros detalhes. Explore as comunidades andinas nas ilhas de Uros e Taquile, visite os sítios
arqueológicos de Chullpas de Sillustani e as igrejas coloniais nas cidades de Juli, Pomata e Lampa, ou simplesmente absorva o espírito da região.

DIA 10
Puno / Juliaca
Check out no hotel.
Traslado desde puno com destino ao aeroporto de Juliaca (apróx. 2h20).

Onde Ficar

Roles Hotel está situado em Sucre, a 400 metros do Parque Bolivar.

O Que Fazer 

O Salar é espetacular independente da época do ano. No verão, entre os meses de dezembro a março, há mais chuva e o Salar vira um espelho infinito do céu exibindo um visual incrível. Em outras épocas do ano e também no inverno não há o efeito do espelhamento, e o visual lembra um enorme tapete branco, mas igualmente lindo.

Não deixe de conhecer o cemitério de trens e o vilarejo de Colchani, os Ojos Del Salar de onde brotam água no meio do deserto e a Isla Incahuasi.

O vilarejo de San Juan, o Vulcão Ollagua, as Lagunas Cañapa, Hedionda, Honda e a Colorada e também a incrível Arbol de Piedra.

Uma das dicas mais importantes leve a moeda local e em espécie. O ideal é levar uns 300 pesos bolivianos para serem usados em gastos extras ou para qualquer imprevisto

Leve corta ventos e roupas de frio bloqueador solar, lanterna e powerbank para carregar a bateria do celular

O Que Comprar

A Bolívia é um país com uma rica história de povos Pré-Colombianos com uma ligação muito forte com suas tradições indígenas. Para quem gosta de artesanato e peças de decoração com bons preços.

Para este tipo de produto, a melhor opção é a região Mercado de las Brujas (Calle Melchor Jimenez) e seus arredores você encontrará todo o tipo de mercadoria local.

Lá você encontrará blusões de lã de Alpaca, baby alpaca, lhama e qualquer outro tipo de mamífero andino que produza lã. Gorros tradicionais nas mais diversas cores. Luvas, meias, ponchos bem coloridos e CDs com belas canções tocadas com flautas andinas te aguardam.

Afinal, por que o nome Mercado de Las Brujas? Porque lá você pode comprar todo o tipo de amuletos que vão teoricamente te trazer saúde, dinheiro, amor e tudo o mais.

Feira Indigena de Tarabuco

Essa feira acontece somente aos domingos e é uma ótima oportunidade de encontrar artesanato quéchua. Uma enorme variedade de produtos como artigos de lã, almofadas e tapetes de tear, bolsas coloridas, tapeçarias, chapéus, gorros, ponchoa além de produtos do mercado campesino onde os locais compram frutas, verduras, ervas, temperos e bebidas regionais.

0 mercado fica a 66 km de Sucre.