Paris

A posição geográfica de Paris situada numa encruzilhada entre os itinerários comerciais terrestres e fluviais de uma rica região agrícola a tornou uma das principais cidades da França ao longo do século X. Quando os Reis de França com a sua corte se fixaram na cidade, sua importância económica e política cresceu muito. Assim, no início do século XIV, Paris era a cidade mais importante de todo o mundo ocidental. No século XVII, se tornou a capital da maior potência política europeia; no século XVIII, o centro cultural da Europa e, no século XIX, a capital da arte e do lazer e a meca da Belle Epoque.

Virou símbolo de modernidade depois da intervenção urbana orquestrada pelo barão de Haussmann, autor dos bulevares que cortam a cidade.

Símbolo da cultura francesa com seu conjunto arquitetônico deslumbrante, o charme de suas ruas e avenidas e seus imponentes monumentos, a cidade atrai quase 30 milhões de visitantes por ano, ocupando, também, um lugar preponderante no mundo da moda e do luxo.

Onde Ficar

EuropaFicarParis

Grand Hotel du Palais Royal

Website

Instalado em um palacete de 7 andares do século XVIII, onde funcionou um teatro, o Grand Hotel se esconde em uma charmosa praça colada ao acesso lateral do jardim do Palais Royal. Está a cerca de 200 metros do Museu do Louvre, sem ficar na rota da multidão, é discretíssimo até na fachada.

O hotel aposta em um design clássico do estilo francês dentro e fora de seus 57 quartos. O melhor são as sacadas das suítes, voltadas para o jardim que serviu de quintal para o rei Luís XIV.

Se não estiver hospedado no hotel, vá ao menos jantar no restaurante Lully, excelente, mas que acomoda apenas 30 pessoas.

EuropaFicarParis

Hotel Baume

Website

Super bem localizado, hotel boutique com quartos de tamanhos bons para o padrão europeu. Dá para para se acomodar mesmo com 2 malas grandes. O banheiro é excelente. A localização é privilegiada pois está imerso em uma região ocupada principalmente por bares e restaurantes (St. Germain, St. Severin) e muito próximo de diversas atrações (Odeon, Jd. Luxemburgo, Notre Dame, Ile de la Citè) além de acesso facil por metrô.

EuropaFicarParis

Hotel D’Aubusson

Website

O hotel é lindo, fica no coração do Quartier Latin. O serviço é muito bom. O hotel tem um bar de jazz no lobby, com música de 4a a sábado, e é uma ótima opção para uma saideira ou um bom chá para quem chega cansado da rua e não quer jantar. O café da manhã não é incluído na diária, mas vale a pena, pois além do ambiente ser maravilhoso (e com fundo musical da melhor categoria), é bem variado, tem preço justo para o que oferece e fica disponível até 11:30. Para quem gosta de acordar tarde, é uma excelente opção. O inconveniente é o tamanho do quarto que, como na maioria dos hotéis de Paris, é bem pequeno. Só cabe mesmo um casal, não tem como colocar cama extra e nem mesmo um berço.

EuropaFicarParis

Hotel L’Abbaye

Website

É um hotel boutique instalado no coração de Saint Germais de Prés, em uma antiga abadia. Quartos pequenos com decoração em estilo francês de muito bom gosto. Atendimento nota 10 e café da manhã incluído (o que é bem raro em Paris), servido com talheres de prata e porcelanas. Espaço no lounge com lareira e salas aconchegantes.

EuropaFicarParis

Hotel Le Pavillon de la Reine

Website

O Pavillon de la Reine, parece estar escondido entres os arcos que percorrem a Praça de Vosges. Através de portas de vidro, você encontra um pátio com jardim aconchegante. Fique na suíte Victor Hugo, que é um verdadeiro apartamento descolado, com cozinha, lavabo, saleta, um quarto com outro banheiro e com sala de banho para o casal e um jardim interno.

Onde Comer

ComerEuropaParis

Frenchie

Website

Restaurante delicioso no centro de Paris, comida francesa requintada e leve, poucas mesas, ambiente super cosy, uma adega maravilhosa. Tudo isto dirigido pelo chefe francês Gregory Marchand, que depois de trabalhar em Londres e NY, voltou a Paris para abrir seu próprio restaurante, e deu super certo. Pra conseguir uma mesa tem que esperar um pouco. A comida é realmente deliciosa!

ComerEuropaParis

Jaja

Website

No coração do Marais, dos mesmos donos do Glou. O bistrô mistura clássicos da cozinha francesa e pratos criativos, sempre com ingredientes superfrescos e orgânicos. A entrada é meio escondidinha na Rue Sainte-Croix de la Bretonnerie, e o jardim na frente da casa já dá uma ideia do charme do local. Ambiente cool e casual, pratos deliciosos, gente charmosa e ótimos preços. Para quem optar pelo almoço, eles fazem menus fechados de entrada, prato principal e sobremesa a 21 euros.

ComerEuropaParis

L’Ami Jean

Website

No Marais. O espaço é pequeno e barulhento, as mesas são coladas umas nas outras e a atmosfera bastante animada e informal. O restaurante segue a linha “bistronomique“. Ou seja, ambiente de bistrô e preços econômicos, mas com a ousadia e a sofisticação da alta gastronomia.

ComerEuropaParis

L’Arpege

Website

O valor da conta é alto, mas vale cada centavo! Pratos maravilhosos criados pelo genial chefe Alain Passard. Tudo, do primeiro ao último prato, perfeito. O Gazpacho de Tomates com sorvete de mostarda foi o prato mais surpreendente. Os raviólis de legumes, o Tartar de beterraba, o Peixe saboroso, no ponto perfeito, o Suflê de Baunilha de sobremesa, um dos destaques. Serviço impecavel! Merece cada estrela!!!!

O Que Fazer

EuropaFazerParis

Arco do Triunfo

Com 50 metros de altura, o arco é atualmente o ponto de partida para a maioria das celebrações e desfiles de vitória.

O monumento possui nele gravado o nome de 558 generais e 128 batalhas. Representa as glórias e conquistas do Primeiro Império Francês. No centro dele fica o túmulo do soldado desconhecido que fora encontrado ao fim da primeira Guerra Mundial. Uma chama encontra-se acesa desde 1920 e todo dia às 18:00hs o exército realiza uma homenagem a todos os que morreram em batalha pela pátria.

O arco se encontra na praça Charles de Gaulle (l´etoile) e 12 avenidas convergem para ele. Possui uma bela vista da cidade e vale visitar, entretanto a subida só é feita por escadas. Para chegar a ele use as passagens subterrâneas para isto.

EuropaFazerParis

Bateaux Mouche

Faça esse passeio à noite ou quando estiver quase escurecendo para ver os prédios iluminados. Os barcos saem a cada hora e navegam por todo o Sena. Os prédios que ficam à margem do rio ficam lindos. Imperdível. Dá para fazer esse passeio e depois ir ao Quartier Latin, por exemplo.

EuropaFazerParis

Guias

  • Taciana Macedo Mendes Locatelli

tacianamendes@hotmail.com

Faz receptivo no aeroporto e leva a lugares maravilhosos (aqueles charmosos e só quem mora lá conhece). Extremamente atenciosa, gentil e ótima companheira.

Sabe aquele último dia na cidade Luz, que mesmo que você tenha a sorte de ter um check out late tem que ficar batendo perna em algum lugar pra fazer hora até ir para o aeroporto? Chama o Daniel, faça um tour lindo por Giverny, ou outro da sua escolha, ele tem muitas dicas e opções. É perfeito, pois você faz um passeio top, e fecha a viagem de maneira superbacana, com toda a assistência do Daniel, inclusive para fazer o processo do Détax, que é chatinho.

EuropaFazerParis

Jacquemart Andre

Ele é o resultado de uma bela história de amor. Edouard André, pertencente a uma família de banqueiros e herdeiro de uma das duas maiores fortunas da França durante o reinado de Napoleão III, se casa com a artista Nélie Jacquemart.

Sem filhos viajaram o mundo inteiro, principalmente para o Oriente em busca de arte e antiguidades e formaram essa bela coleção que hoje integra o museu.

No final do século XIX construíram uma bela mansão no Boulevard Haussmann para abrigar a coleção e onde davam festas maravilhosas e recebiam o melhor da sociedade parisiense.

Eles deixam em testamento a propriedade e a impressionante coleção de arte para o instituto de France que depois da morte de Nélie em 1912 é aberto ao publico em 1913 como museu.

Além das obras de pintura holandesa, francesa e renascença italiana visita-se a mansão: os salões, o jardim de inverno, a escada monumental, a sala de jantar (que se transformou no restaurante do museu).

Faça a visita com o áudio guia, vale a pena!

EuropaFazerParis

Jardim das Tulherias

Atravesse pela ponte mais linda de Paris: a Ponte Alexandre III. Na frente dela está os Inválidos, onde está a Dôme. Uma igreja que foi construída para uso exclusivo da família real e para alojar os túmulos reais. Mas depois da morte de Luis XIV, disseram que estariam lá os nobres militares da França. Assim, estão lá sepultados Napoleão Bonaparte e Joana d’Arc. Para entrar na Dôme não se paga, mas para ver os túmulos de Napoleão e Joana d’Arc sim.

EuropaFazerParis

Montmartre

Monte Martre (Montmartre) é um bairro boêmio da cidade de Paris, na França. Graças à sua posição estratégica, Monte Martre foi, muitas vezes, centro de comandos militares. Em 1860, o bairro foi ligado à cidade e transformou-se num ponto de encontro importante de artistas e intelectuais, famoso pela sua animada vida noturna. Modelos, bailarinas e pintores como Degas, Cézanne, Monet, Van Gogh, Renoir e Toulouse-Lautrec frequentavam o lugar, contribuindo para criar um clima libertário.

Hoje, as suas ruas ainda se animam com artistas, turistas e vendedores ambulantes. No ponto mais alto da colina, situa-se a famosa Basílica do Sagrado Coração.