Moscou

Moscou é uma das cidades mais interessantes do mundo. Capital da Rússia foi fundada em Moscou em 1147. Esse marco foi estabelecido pelos historiadores porque remonta a esse ano o primeiro registro que menciona a cidade de Moscou.

A cidade  está situada sobre o rio Moscovo, no Distrito Federal Central da Rússia europeia. No curso de sua história, a cidade serviu como capital de diversos Estados, como da Moscóvia medieval, do subsequente Czarado da Rússia e da União Soviética. Durante a Guerra Fria, Moscou foi o centro do chamado Bloco do Leste. A capital também é a sede do Kremlin, uma antiga fortaleza que é hoje a residência do presidente russo e sede do poder Executivo do governo da Rússia. O Kremlin é também um dos vários Patrimônios da Humanidade na cidade. Ambas as câmaras do Parlamento russo, a Duma e o Soviete da Federação, também estão sediadas em Moscou.

Onde Ficar

EuropaFicarMoscou

Barvikha Hotel & Spa

Rublevo-Uspenskoe Shosse 114/3
143083 Moscou, Rússia
Website

Boutique hotel moderno e elegante em ótima localização no bairro de Basmanny. As suites têm kitchenettes totalmente equipadas, tornando-as uma boa opção para estadias de longa duração, embora também exista um bom restaurante no local, bem como uma área de spa com piscina e banho turco.

EuropaFicarMoscou

Hotel Kadashevskaya

Kadashevskaya nab., 26
Moscow, Russia
Website

Excelente custo x beneficio em uma cidade onde os hotéis costumam ser bem caros. A localização é perfeita, perto da Praça Vermelha a 10 minutos de caminhada. O metrô também é a 2 passos do Hotel. Pequeno almoço buffet muito bom com grande variedade de produtos frescos. Compotas, pães vários, mix caseiros de iogurtes com cereais, frutas, frutas secas, queijos, café… Na recepção também falam bem inglês e estão sempre dispostas a ajudar e aconselhar. A internet funciona muito bem em todo o hotel, inclusive no quarto. O hotel é acolhedor e bem decorado em estilo contemporâneo.

 

EuropaFicarMoscou

Hotel Savoy Moscow

Bld. 1 Rozhdestvenka Street, 3/6
Moscow, Russia
Website

Hotel excelente, localização ótima, bem próximo ao Kremlin, dá pra fazer tudo a pé. Check in e check out sem burocracias. Instalações do hotel ótimas, quarto grande, tudo muito limpo, silencioso, café da manhã muito bom.

EuropaFicarMoscou

Ritz Carlton Moscow

Tverskaya St., 3
Moscow, Russia
Website

Excelente, serviço impecável e em frente a Praça Vermelha. Peça para ficar no Club Lounge, você paga um pouco mais e tem concierge full time, andar exclusivo com comidas e bebidas o tempo todo.
O melhor hotel da cidade!! Do lado da Praça Vermelha, super bem localizado! Quartos super confortáveis, café da manhã espetacular! Hotel de luxo!

EuropaFicarMoscou

StandArt Hotel Moscow

Strastnoy Boulevard 2, Tverskoy
Moscou, Rússia
Website

Café da manhã espetacular, com caviar e tudo. Decoração moderna, clean e elegante. Quarto bem confortável, com uma bela vista para uma praça. Bem localizado, a 15min a pé da Praça Vermelha e a menos de 100m do Café Pushkin.

Onde Comer

ComerEuropaMoscou

Bolshoi

Petrovka str., 3/6, bld. 2
Moscou, Russia
Website

Situado bem atrás do Teatro Bolshoi, esse restaurante é a opção preferida dos turistas que desejam jantar em um lugar agradável após assistir às apresentações em um dos teatros mais bonitos do mundo.

O ambiente clássico e sofisticado com moveis Ralph Lauren e exibe obras de arte de Dietrich Kilnge, Isabel Minoz, George Pusenkoff, Juan Hernandez Pijuan, Pierre Soulage e Antoni Tapies. O cardápio é bem variado, sendo composto por alguns pratos como risotos, sopas, saladas, peixes, carnes, molhos variados, pães, cogumelos, strogonoff e magníficas sobremesas. Cozinha contemporânea francesa e russa ao som de piano.

ComerEuropaMoscou

Café Pushkin

Tverskoy Boulevard, 26А
Moscou Russia
Website

Se tiver que escolher um restaurante para ir vá nesse. Ele fica em uma mansão barroca muito linda em Tverskoy Boulevard. O restaurante abriu em 1999 e se mantem como um “must go” desde então. O strognoff é uma pedida certeira.

ComerEuropaMoscou

Eat & Talk Café

Mokhovaya St, 7
Moscou, Rússia

Em Moscou você encontrará muitos outros bares parecidos com o Eat & Talk Café. Uma boa mistura de bar, restaurante e café, com uma decoração agradável e moderna, música ambiente e um cardápio bem variado como alguns clássicos típicos da culinária russa como sopa Borscht. Você encontrará ainda opções de café da manhã, pizzas, massas, sanduíches e comida japonesa. Não é considerado um local caro.

ComerEuropaMoscou

O2 Lounge

Tverskaya str, 3
Moscou, Russia
Website

O O2 Lounge é um restaurante descolado de culinária japonesa. Fica no topo do hotel Ritz Carlton que por si só já justifica conhecer o lugar. Impressiona mais vista que pela comida. Pratos são muito caros, o que gera alta expectativa que não se confirma. Bom pra tomar um drink e apreciar a vista.

Reserve com antecedência para pegar a mesa com melhor vista.

ComerEuropaMoscou

Tvrandot

Tverskoy Boulevard, 26, стр.3
Moscou, Rússia
Website

É muito mais que um restaurante. É uma maravilha arquitetônica. O projeto demorou 6 anos para ficar pronto e custou em torno de 50 milhões de dólares! O edifício de estilo barroco possui decorado com peças preciosas e porcelanas trazidas da China, um espetáculo a parte.  Comer nesse restaurante é viver uma experiência de voltar nos tempos antigos como se estivesse em um palácio sendo servido por garçons vestidos com roupas de franceses aristocratas do século XVIII. Super luxuoso, bem localizado, uma experiencia diferenciada em Moscou. Vale a pena!!

O Que Fazer

EuropaFazerMoscou

Catedral de São Basílio

A imagem da capital russa mais conhecida mundo afora é de uma igreja ortodoxa. Situada na Praça Vermelha, a Catedral de São Basílio causa fascínio pelas cúpulas em mosaicos coloridos. Parada obrigatória para qualquer turista em Moscou. A catedral de São Basílio está para Moscou como a Torre Eiffel está para Paris. O templo foi construído por ordem de Ivan, o Terrível, para comemorar a retomada da cidade de Kazan do poderio dos tártaros. Reza a lenda que, após pronta, Ivan mandou cegar seu arquiteto para que São Basílio permanecesse única em sua beleza.

EuropaFazerMoscou

Convento Novodevichy

Um mosteiro do século 16, o Convento Novodevichy é um dos conjuntos mais interessantes e bonitos de Moscou. Também chamado de Convento das Donzelas, é essencial para conhecer mais sobre a intrigante vida dos czares. Era para lá que os czares enviavam suas ex-mulheres, irmãs ou desafetos.

Como a estória  de Sofia meia-irmã de Pedro, o Grande, que após divergências a confinou Sofia em Novodevichy. Mais tarde, Sofia ganhou a companhia da primeira mulher de Pedro, Yevdokia Lopukhina. No total, 17 czarinas estão ali enterradas.

EuropaFazerMoscou

Galeria Tretyakov

Muito mais de 170 mil obras de artistas russos de renome são expostas neste rico museu de Moscou, a Galeria Tretyakov. São ao todo 62 salas distribuídas em 2 andares, abrigando coleções inicialmente doadas por um comerciante local chamado Pavel Tretyakov.

Dentre estas obras, você encontra pinturas, desenhos, esculturas e muitos outros objetos importantíssimos do século XI.

EuropaFazerMoscou

Jardins de Alexandre

Um lindíssimo parque ao meio de tanto mármore da cidade, bem ao lado dos muros do Kremlin, onde se encontram belas fontes e estátuas; você poderá visitar também, dentro do parque, o famoso Memorial do Soldado Desconhecido, que é uma homenagem aos soldados soviéticos que perderam suas vidas na Segunda Guerra Mundial.

EuropaFazerMoscou

KGB

Até 30 anos atrás, um estrangeiro na Rússia só pisava na sede da KGB, em Moscou, na condição de prisioneiro ou de colaborador do regime comunista, espião. Hoje, qualquer um pode entrar no prédio da polícia secreta e política soviética, a rival da norte-americana CIA.

O grande edifício amarelo ainda dá calafrios. Além dele, o turista pode visitar o Museu da KGB, um edifício próximo, no centro de Moscou, perto do Kremlin. Não pense, no entanto, que é tão simples. Só dá para marcar por intermédio de agências.

O museu guarda objetos de espionagem ultramodernos para o período da Guerra Fria, como microtransmissor em sola de sapato e câmera fotográfica na ponta de uma caneta. A maioria dos itens foi apreendida de espiões americanos e ingleses que rodaram na Rússia.

EuropaFazerMoscou

Kremlin

Kremlin significa fortaleza, em russo. Muitas cidades russas têm seu kremlin, mas nenhum é tão famoso quanto o de Moscou. Símbolo do governo soviético, entre suas muralhas nasceu Moscou, em 1156. Hoje é sede do governo russo, mas serviu de residência aos czares.

Talvez por isso, o Kremlin tenha sido escolhido para abrigar o Museu das Armas (Armoury Chamber), que acumula em seu acervo riquezas imperiais, como os famosos ovos Fabergés, carruagens, joias e vestidos usados pelas czarinas.
Vinte torres compõem os muros da fortaleza, sendo a principal a Torre do Salvador. O acesso ao complexo, após rigoroso controle de segurança (é preciso passar por aparelho de raios-x e mochila ou bolsa grande é proibido), se dá pelo portão da Torre Trindade.

Para muitos, no entanto, a grande atração do Kremlin é a praça das catedrais. Ela é formada pela Catedral da Anunciação, pela Catedral do Arcanjo São Miguel, pela Catedral da Assunção e pela Igreja da Deposição do Manto Sagrado de Nossa Senhora. Todos templos ortodoxos que, talvez por seu valor histórico, resistiram ao comunismo ateu.

EuropaFazerMoscou

Kremlin de Izmailovo

Um centro cultural e de entretenimento com hotéis, cujas diárias saem a partir de R$ 200, como o Best Western Plus Vega. O complexo, que oferece restaurantes e museus, como o da vodca, do pão e das bonecas russas, conta com um atrativo digno de um filme de ficção: a arquitetura une as influências bizantinas à fantasia.

EuropaFazerMoscou

Mausoléu

Ergueram o mausoléu para descanso eterno do mais conhecido revolucionário bolchevique. onde é possível observar o corpo embalsamado do líder russo, morto em 1924. Mas lá dentro é proibido tirar fotos e até conversar. Apesar de muitos visitantes classificarem o passeio de bizarro — a sensação é que se está vendo um boneco de cera —, é preciso chegar bem cedo. O lugar está aberto das 10h às 13h, mas às 7h as filas já são enormes. É um teste de paciência para quem quer conhecer tudo em apenas um dia no centro de Moscou.Não é só Lenin que repousa por lá. Entre as muralhas e o mausoléu, outros ilustres personagens da história russa estão enterrados, como o ditador Josef Stalin e o grande herói nacional, o cosmonauta Yuri Gagarin, o primeiro ser humano a viajar pelo espaço.

EuropaFazerMoscou

Metrô

Em Moscou andar de metrô é item obrigatório. Quase todas as 138 estações, que estão divididas em 12 linhas diferenciadas por cores, são suntuosas e recheadas de homenagens a líderes russos, através de painéis em alto relevo, adornos no teto, esculturas em bronze, vitrais e muito mármore. O líder soviético Josef Stalin queria que a população sentisse que o partido comunista estava fazendo algo por eles e ordenou que arquitetos e artistas construísse algo fabuloso para impressionar.

Algumas estações do metrô, que já foi considerado uns dos melhores do mundo, serviram de abrigo durante a Segunda Guerra Mundial. A Ploshchad Revolutsii (linha 3, que serve à Praça Vermelha), Komsomolskaya (linhas 1 e 5), Kievskaya (linhas 3, 4 e 5) e Mayakovskaya (linha 2) estão entre as mais bonitas.

EuropaFazerMoscou

Museu Histórico Nacional

A arquitetura também é a atração do Museu Histórico Nacional, ao norte da Praça Vermelha. Construído no fim do século 19, o prédio abriga acervo que conta a história da Rússia. Após conhecê-la, fica difícil não acreditar que a verdadeira intenção dos russos ao batizar a Praça Vermelha era fazer justiça à sua estonteante beleza.