Cidade do Cabo

A cidade foi fundada pelos holandeses em 1652 como um entreposto comercial na rota para o oriente. Tornou-se possessão britânica em 1814 e ainda hoje preserva os traços dessa colonização na arquitetura , língua e costumes.

A população de 1,3 milhões de habitantes é formada principalmente por nativos africanos e descendentes de holandeses, britânicos, franceses, alemães e indonésios. 

Com passeios tão diversas como a Robben Island, onde Nelson Mandela ficou preso por muitos anos, e Kirstenbosch Jardim Botânico, com uma gama abundante de flora africanas, as atrações da Cidade do Cabo cobrem o mundo natural e a fascinante história do país de uma forma magnífica. Adicione algumas fazendas de vinhos, uma sequência de praias deslumbrantes e as oportunidades para ver animais selvagens e terá a imagem desta cidade única.

A Cidade do Cabo tem a melhor gastronomia do país, restaurantes de todos nos tipos da cozinha mais clássica ate a cozinha contemporânea vegana. A cidade é o centro de uma cena de arte de vanguarda, com novas galerias – muitas concentradas na área de Woodstock e uma cena musical vibrante e diversa, dando vida para as atividades noturnas e uma cultura super animada.

 
Guia

• José Brites – Ele conhece tudo por lá, desde os passeios turísticos até os restaurantes tops. Email:jose@netpoint.co.za

• Francis – Motorista honesto e educado, fala inglês perfeito e nada caro. Tel: +27 (82) 0770178.

Onde Ficar

ÁfricaCidade do CaboFicar

Cape Diem Lodge

11 Vesperdene Road
Green Point, Cape Town
Website

Ótimo hotel boutique muito legal, com 5 quartos e um preço ótimo.

Fica em uma localização conveniente, a 15 minutos a pé do V & A Waterfront.

O quarto é espaçoso, com um design limpo e com todas as comodidades. O banheiro é enorme. Café da manhã delicioso com muita variedade, e o serviço excelente.

ÁfricaCidade do CaboFicar

Gorgeous George

www.gorgeousgeorge.co.za
118 St Georges Mall, Cape Town City Centre
Cape Town

O hotel lindo é como uma mini Soho House. O rooftop do sexto andar tem uma ambientação super chic, com almofadas marroquinas, couro, painéis de madeira , detalhes e lâmpadas de bronze, tetos em concreto aparente, muitos livros e plantas, e grandes obras de arte. O lounge exibe objetos interessantes aparentemente coletados ao longo de muitos anos, com sofás e cadeiras super convidativos, e  espaços romanticamente iluminados. A piscina - em um deck elevado - tem parte coberta, com janelas de vidro que proporcionam vistas panorâmicas da cidade abaixo. É tudo muito lindo.
ÁfricaCidade do CaboFicar

Mount Nelson

76 Orange Street
Cape Town
Website

Destino certo para quem visita a Cidade do Cabo, o Mount Nelson é considerado um dos hotéis mais tradicionais da cidade. A construção do edifício é dos anos 1800, clássica e elegante. Reserve um quarto na ala nova, de frente para a piscina. As suítes, amplas, e os serviços do hotel estão divididos entre oito casas, restauradas para receber os hóspedes com luxo e privacidade total, em meio a um perfumado canteiro de rosas. Não dispense o café da manhã nem o famoso chá da tarde, servidos no charmoso restaurante com vista para os jardins.

Funcionários super educados e prestativos, local impecável. Tudo que se espera de um Orient Express com preço razoável pelo luxo que oferece. Não fica no centro, mas a vista de Table Mountain é maravilhosa. O ônibus Hip on Hip Off passa em frente e isso ajuda bastante.

ÁfricaCidade do CaboFicar

Silo Hotel

www.theroyalportfolio.com/the-silo/overview/
Silo Square V & A Waterfront
Cidade do Cabo 

O Silo Hotel foi construído no complexo histórico de silo de grãos, logo acima do Museu Zeitz de Arte Contemporânea da África (MOCAA), onde está a maior coleção de arte africana contemporânea da África.
A arquitetura do edifício chama a atenção pelas janelas de geométricas vidro que foram inseridas na fachada do hotel. Essas estruturas multifacetadas brilham durante o dia, e a noite o edifício parece um farol no porto de Table Bay.
O empreendimento de luxo erguido em seis andares conta com 28 quartos, uma bela piscina ao ar livre, spa, academia,um bar e um restaurante de culinária internacional, onde são servidos café da manhã, brunch, almoço, chá da tarde e jantar.
O hotel é muito bem localizado. Fica na agradável região de Waterfront, a poucos passos da balsa para Robben Islande a cinco minutos de caminhada do shopping center V & A.
ÁfricaCidade do CaboFicar

Vineyard

www.vineyard.co.za

Colinton Road, Newlands

Cape Town

Antiga casa de Lady Anne Barnard, este hotel de propriedade familiar, tem 208 quartos. Possui uma miscelânea de estilos, o que o torna bastante charmoso. Há, por exemplo, um bar-café de estilo moderno no saguão, com mesa artesanal de Pierre Cronje, cadeiras antigas, estampas de Pierneef, cardápios de lousa, luminárias pendentes de vidro feitas à mão; ao lado direito é o restaurante Square com vasos de plantas ao estilo dos anos 1970 e cadeiras de jantar estofadas em tecidos brilhantes. A academia e a piscina são modernas, enquanto o bar parece um antigo clube de cavalheiros. É uma mistura peculiar, muito apreciada pelos moradores locais, que usam o hotel como um ponto de encontro.

Onde Comer

ÁfricaCidade do CaboComer

The Pot Luck Club

https://thepotluckclub.co.za

The Old Biscuit Mill

373/375 Albert Road, Woodstock

Cape Town

Simplesmente perfeito. Sem dúvida um dos melhores da cidade. O tasting menu é uma explosão de sabores, tudo delicioso e linda apresentação dos pratos.

A barriga de porco defumada (com radicchio assado na laranja), os tacos de peixe, a costela de vitela bovina Doenjang e o sorvete de pipoca foram destaque.  Sobremesas dos deuses, inesquecível!

ÁfricaCidade do CaboComer

The Shortmarket Club

http://theshortmarketclub.co.za/

88 Shortmarket St, City Centre

Cape Town

O espaço estiloso tem a aparência de um clube privado ou pub londrino, com mesas revestidas de couro e iluminação difusa.

O cardápio maravilhoso é uma mistura de sabores da cozinha fusion com tempero africano. O atendimento é impecável do staff e do Gerente Simon.

A sugestão de prato é o Shortmarket Grill, uma carne extremamente macia com um molho divino de trufas e café com leite. Pode parecer  estranho, mas é muitoooo bom. As opções de entrada para almoço incluem ostras da Costa Oeste e carpaccio de carne com gema de ovo curada e miso.
All Things Spring é a sobremesa carro chefe onde  parte do preparo é feita pelo garçom na mesa.
O valor é super acessível, menos de R$ 100 por pessoa com vinho.

ÁfricaCidade do CaboComer

The Test Kitchen

www.thetestkitchen.co.za

The Old Biscuit Mill, 375 Albert Rd, Woodstock

Cape Town

Excelente restaurante fica em uma antiga fábrica restaurada (onde também tem lojas de decoração, restaurantes e uma feira aos sábados) localizado em Woodstock um bairro que está entre a montanha de Devil’s Peak e já foi predominantemente industrial, mas hoje é “refúgio” de artistas e chefs renomados.

Possui dois ambientes, sendo que no primeiro são servidas as entradas (7 pratos) e os drinks e no segundo os pratos principais. São 3 tipos de menu degustação: um básico, outro que é servido com chás e outro mais exclusivo (com diversos vinhos importados e champagne). Realmente vale a experiência.

O Que Fazer

ÁfricaCidade do CaboFazer

Robben Island

É uma ilha que durante séculos serviu como local de isolamento, banimento e prisão. Desde 1997 é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO e funciona basicamente como museu.

O local também já serviu como hospital para pessoas com lepra e doenças mentais e como centro de treinamento e defesa durante a Segunda Guerra Mundial.

O ponto de partida para o passeio é o Nelson Mandela Gateway, localizado no coração do V & A Waterfront, ao lado do prédio Clock Tower. Lá está a bilheteria e também um pequeno museu, que pode ser visitado enquanto se aguarda a saída do próximo barco. Os barcos para a ilha partem sempre as 9h, 11h e 13h, se as condições climáticas permitirem, e a duração total do passeio é de quatro horas. O ingresso adulto custa 220 rands e pode ser comprado no local, ou antecipadamente pela internet. A procura é bem grande por esse passeio e dizem que no verão é preciso comprar com vários dias de antecedência. O trajeto até a ilha dura em torno de meia hora. Quem chega cedo consegue sentar nas poltronas do andar superior, que são ao ar livre. Há ainda dois andares no interior do barco, com dezenas de poltronas. Muita gente que senta lá em cima acaba descendo logo no início do passeio, pois não aguenta os fortes ventos ou o balanço do barco. Durante o deslocamento é exibido um documentário sobre a ilha em televisores no interior do barco.

A visita na ilha é dividida em duas etapas: a primeira é um passeio de ônibus ao redor da ilha e a segunda uma visita ao interior de uma das prisões. Logo que o barco chega, os visitantes são direcionados para ônibus que os aguardam. Cada um possui seu próprio guia e fazem trajetos diferentes para evitar o acúmulo de pessoas no mesmo lugar, porém todos visitam os mesmos locais. O passeio de ônibus circula por quase toda a ilha e ao longo do caminho o guia vai explicando a história de cada local. Entre os pontos visitados estão a igreja, o cemitério, o farol do século XIX, a escola, a vila, o hospital, as prisões, entre outros. O ônibus faz duas paradas: a primeira numa casa em frente à igreja, que possui banheiros e uma lanchonete; a segunda na beira da praia, onde é possível avistar de longe a Cidade do Cabo.

ÁfricaCidade do CaboFazer

Spier Wine Farm

A Spier é uma grande vinícola localizada em Stellenbosch, perto de Cape Town. É uma das maiores da região. O lugar é lindo, com lagos, jardins muitos bonitos. A degustação de vinhos é acessível. Vale a pena a visita.

Eles tem um santuário de guepardos, “Cheetah Outreach” onde você pode entrar e interagir com os animais e o “Eagle Project”, um projeto eco turístico de reabilitação e preservação das águias.

ÁfricaCidade do CaboFazer

Table Mountain

A gigantesca montanha de topo aplainado que rasga o horizonte da Cidade do Cabo é considerada uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo. Cartão-postal incontestável e principal ponto turístico da cidade.

Vá agasalhado, venta muito e é frio. Compre ingresso pela internet, é mais barato e você não faz fila.

Antes de ir pra Table Mountain se informe se o bondinho está funcionando, pois qualquer vento ou dia um pouco mais nublado eles fecham.

O Que Comprar

ÁfricaCidade do CaboComprar

Fellowes Africa

Bolsas artesanais feitas por tribos africanas, móveis com animal prints característicos da savana, objetos de decoração, luminárias e esculturas alçadas a categoria de obras de arte estão reunidos no acervo da Fellowes Africa, na Cidade do Cabo. Destino perfeito para procurar gifts com a marca registrada do país.

ÁfricaCidade do CaboComprar

Green Market Square

Green Market é uma ótima feirinha de artesanato africano! Tem de tudo, inclusive coisas que só achamos aqui.

Excelente lugar para se encontrar de tudo um pouco. Souvenirs, roupas, jóias, bijuterias, etc. Uma explosão de cores. Perto da praça, achamos uma loja de decoração de casa TOP! Vale rodar pelo bairro.

ÁfricaCidade do CaboComprar

Water Shed

Shopping de artesanato no Waterfront! Os melhores crafters se juntaram aqui! Amei a loja de bijoux de beads feitos pelos Zulus (só não curti o nome da loja… “Bijoux Fantasy,” na minha opinião merecia um nome mais sofisticado sem nem precisar ser tão criativo tipo “Beads & Co” ou “Beading Design” ou “The Bead Shop”) Tem que tomar cuidado que algumas lojas são blefe!!! Dá muito para perceber quando é da tribo e quando é da China.