Bonito

Bonito é simplesmente o melhor destino para mergulho fluvial do Brasil. Na nascente cristalina do Rio Baía Bonita, que forma o Aquário Natural, ou no rio Sucuri você nada lado a lado com diversas espécies de peixes coloridos.
É uma típica “viagem família”. Há passeios de botes em corredeiras, boia-cross, mergulho com cilindro e até rapel no incrível Abismo Anhumas, uma das maiores cavernas submersas do país.

A preocupação com o meio ambiente é levada a sério. Parece até que muitas das atrações da cidade foram descobertas recentemente, de tão intocadas.

Para aproveitar as atrações ao máximo, é preciso ter planejamento. Monte uma programação diária, e compre as entradas para os passeios com antecedência – muitas atrações limitam o número de visitantes.

Os vouchers para quase todas as atrações são vendidos exclusivamente nas agências de turismo da cidade, recomendadas pelos hotéis ou com atendimento online. Os preços são tabelados, e os pacotes geralmente incluem almoço, lanche e equipamentos como máscara, snorkel e roupa de neoprene para as flutuações.

Nem todos os passeios são próximos da cidade. Muitas vezes você vai precisar pegar a estrada e andar alguns bons quilômetros até o atrativo. Alugar um carro é uma boa ideia assim você terá mais liberdade do que com os translados feitos pelas agencias.

Dá para ir para Bonito o ano inteiro, mas a época de seca, entre junho e agosto, é a melhor para as flutuações

Onde Ficar

A maioria das hospedagens está no centro, onde também ficam grande parte das agências de turismo, restaurantes e lojas. Quase todos os hotéis da região são mais básicos, com área social reduzida e quartos simples. Outra opção é ficar nos resorts um pouco afastados do centro, mas com ótima estrutura de lazer.
América do SulBonitoFicar

Hotel Santa Esmeralda

Antiga Rodovia Bonito – Guia Lopes, Km 17, s/n – Zona Rural
Bonito – MS
Website

Lugar muito bonito, integrado com a natureza, cabana confortável e muito limpa, boa comida, área da piscina muito agradável, animais circulam pelo hotel. Vimos tamanduá, macacos, capivaras, antas, tucanos. Área de lazer com rio cheio de peixes e piscina natural, chalés rústicos e charmosos à beira do Rio Formoso.

Estão incluídos na diária além do café da manhã um lanche a tarde e o jantar muito conveniente, pois o hotel fica longe da cidade e com estrada de terra (distante 10 km de estrada de terra mais 7 km de asfalto de Bonito).

América do SulBonitoFicar

Pousada Surucuá

Rua Bongiovani, 860
Bonito, MS
Website

A pousada é linda, tem piscina, redário e quartos amplos com ar-condicionado e cama king-size. O café da manhã é espetacular e ainda por cima tem um lanche da tarde incluso!

A localização é perto do centro, mas precisa ir de carro. A pousada tem estacionamento e tem uma agência própria que você compra os passeios e paga no final, juntamente com as diárias da pousada.

América do SulBonitoFicar

Pousada Zagaia

Rodovia Bonito-Três Morros, Km 0
Zona Rural, Bonito
Website

O ambiente é muito agradável, atendimento impecável, quartos limpíssimos. Todo hotel é muito bem cuidado, limpo, confortável e bem organizado. Equipe de recreação muito bacana. Excelente opção para quem viaja com crianças. Café da manha ótimo com muita variedade.

América do SulBonitoFicar

Wetiga

Cel. Pílad Rébua, 679 – Formoso
Bonito – MS
Website

O hotel tem estrutura de resort, piscinas ao ar livre e aquecida, spa, academia e salão de jogos. A cama no quarto é muito grande e confortável e o chuveiro tem ótima pressão. As camareiras são muito caprichosas. Internet muito boa. O jantar da noite muito bom e com preços bem razoáveis.

Onde Comer

Os peixes mais famosos do Pantanal, como piraputanga, pacu, pintado e dourado, estão presentes na maioria dos cardápios da cidade.
América do SulBonitoComer

Tapera Restaurante

Cel. Pílad Rébua, 1961 – Alvorada
Bonito – MS

Lugar agradável, funcionários educados, comida saborosa. Vale a pena a visita. Há o ambiente climatizado com ar condicionado e o ambiente aberto, arborizado, ou na calçada. Bem interiorano. Cerveja beeemm gelada. Pratos fartos, culinária regional e diversificada.

O Que Fazer

Os passeios de Bonito podem ser divididos em algumas categorias. Nas flutuações, atrações máximas da cidade, a correnteza te leva por águas cristalinas, enquanto cardumes de diversas espécies nadam ao seu lado. As do Rio da Prata, do Rio Sucuri e do Aquário Natural são as melhores; na Nascente Azul, o visual é exuberante e o passeio inclui outras atrações do balneário.

Entre as grutas, os destaques são a Gruta do Lago Azul e as Grutas de São Miguel, cujo passeio começa em uma trilha suspensa e segue gruta adentro, cheia de estalactites, estalagmites e outras formações geológicas.

A Boca da Onça é a cachoeira mais alta do estado, e na trilha ecológica Boca da Onça com 4 km, você vai passar por outras dez quedas.

Das atrações de aventura o Abismo Anhumas é o destaque. É preciso passar por uma estreita fenda no chão e descer de rapel por 72 metros de altura, até um lago cristalino. Lá, é possível flutuar ou mergulhar com cilindro (para mergulhadores certificados) e observar os enormes cones de calcário submersos. Outros bons passeios para quem quer adrenalina são os mergulhos na Lagoa Misteriosa, que também oferece flutuação, e o boia cross e arvorismo do Hotel Cabanas.

O Buraco das Araras de 126 metros de profundidade com incontáveis ninhos de araras-vermelhas é outro passeio imperdível.

América do SulBonitoFazer

Abismo Anhumas

Abismo Anhumas é uma caverna que você só consegue entrar por uma corda de rapel  de 72m de profundidade. Após a vista magnífica ainda é possível flutuar no lago (e mergulhar se você for certificado).

 

Toda estrutura e organização te oferecem a máxima segurança possível, então você pode ir sem medo! Nesse passeio só entram 20 pessoas por dia, por isso é muito importante se programar com antecedência!

Para a visita, você precisa de um dia, já que a sua descida vai ser por volta das 8h30 da manhã e a saída da caverna só depois das 14h.

América do SulBonitoFazer

Buraco das Araras

O Buraco das Araras tem esse nome porque é, literalmente, uma cratera gigantesca de arenito onde diversas araras vermelhas voam de um lado para o outro, em um espetáculo lindo de se ver. Fica a 53km de Bonito, na cidade de Jardim, e a apenas 5km do Recanto Ecológico Rio da Prata. Você percorre uma trilha leve até se chegar ao Buraco das Araras, onde existem dois mirantes para apreciar o local e tirar muitas fotos.

Lá esta também o lago onde ficam os jacarés do papo amarelo.

América do SulBonitoFazer

Flutuação no Rio da Prata e Buraco das Araras

Esse dia vai reservar duas atrações que ficam no município de Jardim, a cerca de 50 km de Bonito. Vai ser então um bate-volta. Tem que sair cedo.

 

Lá também tem almoço de comidinha caseira de fazenda. De lá você vai visitar outro atrativo que fica na região de Jardim, que é o Buraco das Araras. Pode tentar agendar esse passeio para o comecinho da tarde, entre 14h e 15h.

América do SulBonitoFazer

Flutuação no Rio Sucuri e visita na Estância Mimosa

Tente agendar sua Flutuação no Rio Sucuri para às 8h30 da manhã.

O passeio pelo Rio Sucuri, que tem esse nome em razão do seu formato, todo cheio de curvinhas, como o corpo da cobra. É bacana para quem não tem experiência em mergulho com cilindro. O mergulho aqui é, na verdade, uma flutuação pelas águas do rio, com máscara de mergulho, snorkel e colete salva-vidas, o que permite um passeio gostoso conforme a corrente, devagar, de olho nos cardumes de peixes e nas plantas aquáticas debaixo d’água.

 

De lá você vai sair direto para o próximo passeio, que é a visita na Estância Mimosa. Você vai chegar lá bem no horário do almoço para provar a deliciosa comida caseira à sua espera e passar o restante de dia nessa fazenda, fazendo trilhas com direito a banhos de cachoeiras.

América do SulBonitoFazer

Gruta do Lago Azul, Gruta de São Miguel e Passeio de Bote no Rio Formoso

Para o primeiro dia de viagem você consegue programar esses 3 passeios: dois na parte da manhã e um na parte da tarde! Minha sugestão é que você comece o dia visitando a Gruta do Lago Azul, que é um dos lugares mais famosos de Bonito. Uma caverna incrível com um lago de água azul absurdamente lindo! Tente agendar esse passeio para umas 8h30 da manhã.

 

Pertinho dali já fica a Gruta de São Miguel. Nele, você vai visitar uma gruta gigante e ter um contato incrível com a natureza. Pode agendar esse para às 10h da manhã, dá tempo suficiente para você chegar lá.

A visita vai terminar um pouco antes do almoço. Você pode voltar para almoçar no centrinho de Bonito.

Para a tarde desse dia você pode programar o Passeio de Bote pelo Rio Formoso, que é uma delícia. Dá para agendar para 15 hrs.

América do SulBonitoFazer

Passeio para as cachoeiras da Serra da Bodoquena

Outro dia fazendo um bate-volta saindo de Bonito e indo para a região das Cachoeiras da Serra da Bodoquena. Esse é um atrativo relativamente novo, porém bem legal para quem curte trilhas e cachoeiras. Pela distância, tente programar sua chegada para às 9h da manhã. Você vai precisar sair do hotel umas 7h30 para chegar lá no horário.