BlogLugares Incríveis

Você já ouviu falar do bairro Christiania em Copenhagen?

Posted

Você já ouviu falar do bairro Christiania em Copenhagen? Eu nunca tinha ouvido falar desse bairro que é uma das coisas mais interessantes para se ver na cidade. Christiania é uma comunidade independente que  existe em Copenhagen desde os anos 1970 e onde vivem cerca de 850 pessoas.

Anarquistas, hippies, artistas e músicos ocuparam a antiga área de uma base militar abandonada e lá se instalaram em 1971. Eles  tinham como ideal comum a rejeição a certos valores morais e convenções sociais e principalmente aos ideais capitalistas que assolaram a Europa após a Segunda Guerra Mundial. Constituiram uma comunidade livre baseada no sistema político anarquista. Lá não existe prefeito, governador, policia ou nenhum outro tipo de autoridade. A solução de conflitos e problemas comunitários é feita democraticamente, baseada em consenso geral, de modo que cada indivíduo possui responsabilidade na manutenção da ordem no âmbito da comunidade.

Por ser uma sociedade “livre”, o uso de drogas leves é permitido e o local chega a ser point de compra de maconha, o que trouxe alguns problemas com os bairros vizinhos e com o governo da cidade. É uma espécie de ilegalidade tolerada, por isso, às vezes dá problemas. Durante anos a comunidade viveu em conflito com o estado Dinamarquês. Em 2011, um acordo foi firmado e em julho de 2012 foi criada a Fundação “Freetown Christiania”, responsável por cuidar do terreno, controlar a entrada de moradores e a concessão de moradias.

Inclua no seu roteiro uma visita a Christiania, simplesmente imperdível, por ser única em todo o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *