BlogBrasilPasseios

Um Passeio que Vale a Pena: Sitio Burle Marx no RJ

Posted

Pessoal, para quem curte jardins o Sitio do Burle Marx em Guaratiba é um dos passeios mais bonitos que no Rio de Janeiro. Dá uma hora de carro (logo depois do Recreio). Precisa marcar horário com antecedência.  A visita vale muito a pena!

O Sítio Roberto Burle Marx, com as coleções botânica-paisagística, artística, arquitetônica e biblioteconômica, é reconhecido como patrimônio cultural brasileiro desde 1985, data em que o arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx doou a propriedade ao Iphan.

Localizada em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, tem uma área de mais de 400 mil m², onde está reunida uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semitropicais do mundo. Cultivada em viveiros e jardins, ao ar livre, a coleção apresenta mais de 3.500 espécies de plantas.

Burle Marx residiu no Sítio a partir de 1973. Após sua morte, a residência transformou-se no Museu-Casa de Burle Marx em agosto de 1999. Além dos ambientes originais e objetos de uso pessoal, o Museu-Casa exibe objetos de arte e artesanato, “objetos de emoções poéticas”, como os chamava, adquiridos durante toda a sua vida. O acervo possui mais de 3.000 itens, incluindo obras do próprio Roberto.

Além de paisagista, ele era pintor, desenhista, designer, escultor e cantor. Integram a coleção imagens sacras barrocas em madeira policromada, cerâmicas primitivas pré-colombianas, arte popular – como carracas, esculturas em madeira e cerâmica e do Vale do Jequitinhonha (MG), cristais, vidros decorativos, entre outros.

Atividades culturais, como concertos musicais, cursos e exposições, são realizados ao longo do ano nas dependências do Sítio, em seus jardins e no ateliê de Burle Marx.  No Dia de Santo Antônio, 13 de junho, a comunidade de Guaratiba reúne-se para uma procissão religiosa, que se forma no portão de entrada do Sítio e sobe o morro, passando pela alameda principal até a Capela. Ao final da missa, as crianças fazem a coroação de Santo Antônio. Durante o resto do ano, aos domingos, a Capela é também usada pelos habitantes da comunidade, como já faziam seus antepassados há 300 anos.

As visitas guiadas ao parque são acompanhadas por profissionais do sítio, que apresentam aos visitantes as espécies que o habitam e contam a história deste importante arquiteto e paisagista brasileiro. Além de um passeio pela parte botânica do espaço, os visitantes descobrem também a arquitetura, o atelier de pinturas e as coleções pessoais de plantas de Burle Marx.

As visitas ao SRBM acontecem mediante a realização do agendamento:

Horário do agendamento: de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Horário de visitas: de terça a sábado, das 9h30 às 13h30

Endereço: Estr. Roberto Burle Marx, 2019 – Barra Guaratiba, Rio de Janeiro

Telefone:  (21) 2410-1412

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *