BlogPasseios

Museu do Prado – Madrid

Posted

Uma curiosidade sobre o Museu do Prado e que muita gente desconhece é que a fundadora do museu era irmã de D. Pedro I.

Maria Isabel de Bragança era a irmã mais velha de D Pedro, filha de Carlota Joaquina e D. Joao VI. Maria Isabel e a família real fugiram para o Brasil em 1807 da invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão. Em 1816 Maria Isabel voltou à Europa para se casar com o rei Fernando VII da Espanha. Foi rainha por apenas 2 anos pois morreu ao dar à luz ao seu terceiro filho, com apenas 21 anos.

Maria Isabel era amante das artes, deixou como legado o Museu do Prado, um dos mais importantes museus do mundo.

O museu possui um acervo com mais de 2 mil pinturas e milhares de esculturas, desenhos e peças de mobiliário. Uma visita ao museu exige ao menos 4 horas para ser apreciado como se deve. No site do museu há sugestões de roteiros de trajeto de acordo com o tempo disponível.

Não perca a obra mais conhecida de Velázquez, As Meninas, a grande responsável pelos mais de 3 milhões de visitantes anuais do museu.

Pintado em 1656 pelo espanhol Diego Velázquez, é aparentemente o retrato da infanta Margarita, filha do rei Felipe IV no salão do Palácio Alcázar em Madrid.

Este é o quadro mais estudado do mundo, segundo o site do Museu do Prado. “Mostra uma composição sensacional, complexa e enigmática com maestria admirável na utilização de perspectiva, utilização da luz e pela representação da atmosfera”diz o museu.

Uma parada para o almoço pode ser feita em um dos quiosques espalhados pelo museu ou no restaurante Café Prado que fica dentro do museu.

www.museodelprado.es

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *