Douro
A região do Douro tem uma paisagem maravilhosa e cuidadosamente trabalhada que serpenteia pelo límpido Rio Douro e que é um prazer para todos os sentidos!
Nada nos pode preparar para a sua majestade. O calmo e sinuoso rio encurralado por íngremes encostas até onde a vista alcança. As suaves margens mostram filas e filas de socalcos de milhares de vinhas, por vezes com a altura de centenas, cada uma seguindo o contorno da montanha e formando padrões deslumbrantes.
Numa época como a nossa, em que a intervenção humana está invariavelmente associada à destruição da natureza, é gratificante ver um lugar onde essa intervenção foi criativa. E não só foi criada uma nova paisagem, como esta está em si imbuída de uma admirável capacidade de ser criativa. Isto porque o seu objectivo é permitir outra mágica interação do homem com a natureza: a produção de vinho.
Este é um destino espetacular e para um entusiasta de vinhos é ainda mais interessante. Investimentos recentes em infra-estruturas significam que nunca foi tão fácil visitá-la como hoje em dia; zonas onde se demorava um dia inteiro a chegar há décadas atrás estão agora a meras horas de distância por estradas modernas. Mas mesmo assim, devido à sua geografia, é ainda uma região isolada e imperturbada, o que adiciona sentido de descoberta ao prazer de a visitar.