• Destinos
    • Europa
    • África
    • América Central
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Oceania
  • Blog
    • Top Tips
    • Hot Stuff
    • Minhas Histórias
    • Outras Histórias
  • Rental Tips
    • Alugar | Trocar | Vender
  • Cash Passport
  • Quem Somos
    • Trip Tips
    • Contato

Home Ásia Japão Japão

Japão

  • Hotéis
  • Restaurantes
  • Passeios
  • Compras

Há um clichê pra lá de batido para descrever o Japão: a terra do sol nascente, onde tradições milenares convivem com a mais alta tecnologia. Não que não seja verdade, mas é uma visão um pouco simplista. A terceira maior economia do mundo tem muito mais a oferecer do que robôs, sushi e samurais. Tóquio é a super-megalópole mais limpa e organizada do planeta, com a mais alta concentração de excelentes restaurantes de alto nível do mundo – e não estamos falando só de sashimi, mas casas que oferecem pratos italianos e franceses que você não encontraria em Bolonha ou Paris.

Quanto aos passeios não perca a calma Kamakura, a histórica Nikko e a pouco-histórica Tokyo Disneyland.

Tomando o trem-bala, opte por vistas espetaculares do Monte Fuji ou dos incríveis Alpes Japoneses, perfeitos para caminhadas idílicas ou ótimas pistas de esqui.

A região de Kansai, onde se localizam as cidades de Kyoto, Osaka e Nara, é o lar cultural do Japão, com os mais notáveis templos, palácios e castelos do país. Por ali você ficará cara a cara com a cerimônia do chá, a meditação budista, as gueixas e o kaiseki – o banquete no estilo japonês.

Rumo ao sul, compreenda a razão pela qual Hiroshima é um símbolo da paz e descubra o Japão tropical nas praias paradisíacas banhadas pelas águas azuis de Okinawa.

Tomando o caminho do norte, paisagens selvagens e montanhosas são os destaques. Em todas as estações do ano Hokkaido seduz seus visitantes, ora com tapetes sem fim de lavandas em flor, ora recebendo esquiadores de todo mundo em super resorts como Furano e Niseko.

Se seu negócio são compras, longe dos óbvios eletrônicos está uma miríade de opções que faz pessoas passarem dias inteiros dentro das lojas de departamento. De uma simples papelaria a um charmoso quiosque gourmet, de bolsas de design exclusivo a instrumentos musicais, o Japão pode deixá-lo completamente exausto com tantas alternativas.

A língua é dificil, mas a maioria das ruas já tem o nome escrito também em ocidental e você se acha, o metro é uma opção excelente, tudo em inglês… As pessoas nem sempre falam mas são extremamente educadas e tentam ajudar, a mímica funciona, o inglês deles é difícil. Faça um roteiro bem detalhado pq tem muita coisa para ser vista.
 Maio é o mês das cerejeiras, se der vá pq é maravilhoso e inesquecível.

– Silvana Corazza Eisenberger


O Japão é espetacular, show! Mas carérrimo! O país mais limpo e organizado que já fui.

Sempre, SEMPRE, que saírem do Hotel, peguem um mapa do mesmo, pois os taxistas simplesmente não entendem.

Em dia de chuva, nada de entrar com guarda-chuva na loja, pode deixar na porta. É seguro! Mesmo se você resolver pegar dali 3 dias ele estará lá!

Não dê gorjetas! Eles te atendem com prazer e com honra, não em troca de algo! Se tentar, verá um japonês bravo/ofendido! Se quiser agradecer por algo dê-lhes um presente. Eles tem esse costume em presentear!

Tudo funciona perfeitamente bem lá e o povo japonês é muito solícito, tenta te ajudar de todas as formas, ainda que não falem nem mesmo inglês. Para se comunicar em inglês, você deve falar com pessoas mais jovens na rua. De qualquer modo, todos ajudam. Fui com meu marido, fechei a viagem via booking, andei de trem e metrô, e não me perdi uma única vez. Aconselho a comprar o passe de trem JR pelo site, ele chega em sua casa direitinho, turista deve comprar via site para ter o desconto. Fui via LA, o fuso é bem difícil de qualquer modo.

Nem pense em tentar negociar (coisa comum em outros países asiáticos). O preço é aquele e pronto! Há casas que atendem em português, mas não posso afirmar que tenham os melhores preços.

– Nos táxis, o pagamento é em espécie. E a porta, nem encoste; elas abrem e fecham sozinhas.

– Por onde for leve sempre uma sacolinha com você para colocar o lixo! Não há lixeiras pelo Japão. Por causa dos ventos fortes, dos corvos, etc.

– É preciso andar sempre com uma toalhinha de mão, na bolsa. Nos banheiros não tem papel.

– Eles não pegam o dinheiro diretamente da sua mão. Há sempre uma “bandejinha” para colocar o dinheiro.

– Nos restaurantes de comida japonesa, nos mais tradicionais é o próprio sushiman que coloca o seu shoyo. Ele odeiam ver o sashimi/sushi “boiando”. Há casos que preferem que os sushis sejam comidos diretamente com as mãos, nada de hashi. Me lembro de um cutucando a minha mão e dizendo “hendo” , “hendo” … Até que entendi: “hands”. (risos)

– Daniele Coelho


Trem Bala

Japan Rail Pass para turistas estrangeiros. Você tem que adquirir no Brasil antes de viajar e escolher a maior duração possível para sua estadia. Existe para 7, 14 e 21 dias e é MUITO mais barato do que pagar as passagens aqui. Você paga na hora da compra e quando chega no Japão só apresenta o seu JR Pass em trens, ônibus e linhas de metro da JR e viaja quantas vezes quiser dentro do período sem pagar mais nada. No primeiro uso, você tem que registrar com o seu passaporte e retirar seu passe plastificado com a data de validade. Dai pra frente é só estrada!

– Regina H K Mancini


Usei o Japan Rail Pass, e valeu super a pena.
Tokyo – Kyoto fizemos no trem bala! Foi bem bacana. Compramos a passagem na hora!

Se puderem, a viagem de trem bala para Kyoto é uma experiência. Green Car (primeira classe).

Compre o Japan Rail Pass. Além do conforto de andar de trem te dá muita liberdade de mudar o roteiro a qualquer momento.

– Guilherme Di Giacomo


Banheiros – não há papel para secar a mão. Nossa guia me deu no 1o. dia uma toalha de mão para bolsa. Foi muito útil!

Lixo – eles não têm cestos nas ruas. A cidade é impressionantemente limpa. Eles levam o lixo para casa. Descobrimos que não há lixo nas ruas. A profissao de gari aqui é inexistente, pois eles não sujam as ruas. Nossa guia contou que na casa dela ela separa 7 tipos de lixo.

Taxis – um capítulo a parte: eles são impecáveis! Não feche as portas do taxi. Eles têm um mecanismo para se fecharem sozinhas. Ficam irritados quando alguém faz isso.

Nas escadas rolantes, fique sempre do lado esquerdo. Eles têm pressa!

Não encharque a comida com shoyo para não desestabilizar o sushi e mostrar respeito pelo sushiman. Nos lugares top, eles já pincelam só o peixe.

Não use aquelas toalhinhas para limpar o rosto. É muito grosseiro! Essa toalhinha foi feita só para limpar a mão.

– Fernanda Ferraz


Metrô

O metrô de Tokyo é excelente mas muito grande, então, antes de usar trace sua rota no mapa, de onde para onde, qual a saída que deve usar e divirta-se! A máquina de ticket tem a opção inglês e os funcionários te ajudam com valores para seu destino.

– Maria Alice Schmuziger


No metro/ ônibus deixe o celular no vibra, e se tocar, ao atender, seja breve e não fale alto! No próprio vagão há avisos relacionados a isso!

Guia

Inglês só nos aeroportos e grandes hotéis. Tokyo tem algumas linhas e estações de metro identificadas, mas algumas só em japonês. Uma gravação em inglês costuma avisar qual é a próxima estação nas cidades grandes.
Estou em Osaka agora com meu filho que fala japonês “having the time of our lives” mas sem ele fico perdida. Jamais faria os passeios que fizemos se ele não falasse.
Se vier sozinha faça do
http://www.japan-guide.com seu companheiro inseparável! Tudo o que vale a pena ver em cada região está alí em inglês!

– Regina H K Mancini


 

Se você pesquisar bem antes e saber os principais pontos turísticos e o que você quer visitar, não precisa de guia, sempre vou com bastante tempo para parar em lugares no caminho que eu goste bastante e que não sejam muito turísticos.

– Maria Fernanda S R


Dá pra se virar. Não é fácil, mas dá.
Fui com minha filha e fizemos sem guia.

– Carmem Maia


Acabei de chegar de lá. Fizemos tudo sozinhos, conhecemos umas 8 cidades, tudo sem guia. Tem muitos mapas em inglês, em todos os lugares. É possível se virar. Os japoneses são muito solícitos, vão tentar te ajudar sempre.

– Karolline Brito


Eu fui sem guia e me virei super bem.
Tudo funciona perfeitamente.
Fui de trem e metro para todos os lugares.

– Stella Truffi


Em Tokyo você se vira bem com inglês, mas recomendo pelo menos nos dois primeiros dias você pegar uma excursão com guia ( o proprio hotel terá sugestões para você) assim você terá uma ideia geral da cidade e se localiza melhor geograficamente, e depois você explora sozinha. Os taxistas são ótimos e se esforçam bastante para ajudar.

– Fatima Semedo


Acabei de chegar do Japão, não falo japonês e me virei muito bem em inglês. Fui de metro pra todos os lugares, sem problema. Não tive guia em Tokyo.

– Patricia Pons


Uma dica: não conte com Google Maps ou informações de locais na rua. Realmente acho que um guia local pode valer a pena. Comunicação foi uma das maiores barreiras pra mim que estou acostumado a me virar com inglês por todos os lados e contar com as ferramentas tecnológicas. Lá, por incrível que pareça, não funcionou. Explore MUITO o site www.japanguide.com ele realmente é completo especialmente para sugerir o roteiro baseado no seu aeroporto de chegada e permanência no país.

– Guilherme Di Giacomo


Sr Tohio Nakamura tel – 81 75 757 6212
Vá visitar os templos mais famosos com o Sr Toshio, ele vai explicar tudo de forma especial. É uma aula de Japão sair com esse motorista.

Fui sozinha com minha família, me virei perfeitamente bem. Não tive guia em Tokyo (acho que não precisa). Mas em Kyoto e Nara acho imprescindível!

Ayako Kobayashi guia que fala português é ótima
Tel/fax 03-37135059. Ela faz tours diversos, entre eles, tours em Tokyo, Nikko, Nara e Hakone (em Hokone, não deixe de ir ver o Museu a céu aberto, que é super legal).

Monica Nonaka – celular 080-42386638 e fax 072-723-8707 – guia que faz Kyoto

Guia ótima que fala Português: o nome dela é Kumiko – paz-y-esperanza@hotmail.co.jp não é cara, acho que 160US diária, vale a pena.

Guia Sandra Kimura Cel: 0021.090-1405.7877 Tel: 045-782.8991
kimuratarachan@hotmail.co.jp

Takakazu Machi – se apresentou como Mr. Machi (Má-tchi) Mobile +81 90 9615 9691akirafd@gmail.com
5.400 per/hour
Blog: machitaxi.blogspot.com

Táxis

Os taxis em Tokyo são especilaizados em regiões da cidade. Mesmo assim, se você precisar pegar um, peça ao concierge do hotel para dar as instruções, pois nenhum deles fala inglês ou qualquer outra língua viva. Pegue um mapa de Tokyo e veja se o lugar que você vai tem metrô, serviço eficiente e seguro.

O tráfego de superficie na capital é tão caótico como o nosso! Daí a preferência pelo democrático metrô!

Pagamento da corrida em espécie!

– Daniele Coelho


Malas

Eu sempre achava espaço pras minhas malas nos trens, lá. Geralmente atrás do último banco do vagão. E estava com duas malas grandes. Uma coisa que os japoneses fazem muito é mandar a mala pelo correio, é estranho pra nós, mas parece que chega super rápido.

– Guilherme Di Giacomo


Estive em julho no Japão viajei o tempo todo de trem e quando chegava minhas malas estavam impecáveis em meu quarto de hotel. O hotel envia impecavelmente para o hotel seguinte.
Perfeito e muuuuuuuito cômodo, a propósito não vi uma mala grande em nenhum trecho somente as de cabine. Dá até um pouquinho de constrangimento entrar com a grandona.

– Clara Wajngarten


Exitem lockers e mais lockers pelas estações de todo o Japão. Do P ao G! E em muito hotéis é comum fazer o check-out e deixar a mala no saguão do hotel caso queira passar o dia na cidade. E sim, é pra lá de seguro!

– Daniele Coelho


Onde comer

Os restaurantes são um capitulo a parte. Em Toquio, existem mais restaurantes com estrelas Michelin que na França!!! É só escolher o tipo de cozinha!!! O Kobe bife é carérrimo – tipo 200 dolares 200 gramas, mas para quem gosta, dizem que é maravilhoso!!
RESERVE!! Antes de ir reserve todos os restaurantes, tudo super cheio.

Blog Trip Tips

Mais um hotel Aman no Japão

Leia mais
japão

O que não perder em uma viagem ao Japão

Leia mais

Ver todas

Trip Tips

Booking

Booking.com

Parceiros

Instagram

Acompanhe as fotos de nossas viagens no Instagram @triptipsviagens.

Av. Doutor Chucri Zaidan,1.550
Cj. 1.002 | Santo Amaro - SP
CEP: 04583-110
+55 11 5185-8019
contato@triptips.com.br