Dicas para quem viaja com dupla cidadania

 

Conseguiu a tão sonhada dupla cidadania, mas não sabe qual passaporte usar na próxima viagem? Calma, a gente te ajuda!

Ter um segundo passaporte é sempre vantajoso, mas é preciso prestar atenção em alguns pontos antes e durante a viagem.

 

Preciso de visto?

 

O primeiro ponto decisório é pesquisar se o país de destino exige visto para brasileiros ou para portadores de passaporte da segunda nacionalidade que você possui. Aí a decisão é sua. Só não se esqueça de apresentar o mesmo passaporte que você utilizou para emitir a passagem.

Em alguns países, como nos EUA, apresentar um passaporte europeu pode ser vantajoso, visto que o país exige visto emitido com antecedência para brasileiros, mas para diversos países da União Europeia (como Portugal, Espanha, Itália, etc) só é necessário o preenchimento do ESTA – Electronic System for Travel Authorization com no mínimo 72h de antecedência.
Por outro lado, ao viajar para países da América do Sul, usar o passaporte brasileiro pode ser mais vantajoso.

 

Atenção ao nome registrado no passaporte

 

Ao preencher os documentos, fique atenta à forma como seu nome está escrito no passaporte que irá usar. Alguns países registram o nome do portador com o sobrenome invertido: o sobrenome paterno aparece antes do materno. O nome que você irá preencher em todos os documentos deve ser exatamente igual ao que você irá apresentar na imigração.

 

Posso usar os dois documentos em uma mesma viagem?

 

Sim, você pode sair do Brasil com o seu passaporte brasileiro e apresentar o passaporte estrangeiro ao chegar no país de destino. A vantagem é que o uso dos terminais eletrônicos de escaneamento de passaportes (no Brasil) só é permitido para brasileiros.
Mas atenção: ao chegar no país de destino você precisará apresentar o mesmo passaporte que utilizou para emitir as passagens.
Ao sair do país de destino para voltar ao Brasil, apresente o mesmo passaporte que utilizou para entrar no país.
Assim que pisar no Brasil novamente, pode utilizar o seu passaporte brasileiro.

Exemplo: Compre suas passagens para os EUA com o seu passaporte europeu (não esqueça de preencher o ESTA!). No check in, apresente o seu passaporte europeu. Ao entrar na sala de embarque, utilize o seu passaporte brasileiro para passar pelo E-Gate. Ao chegar nos EUA, apresente o seu passaporte europeu. Na volta, apresente seu passaporte europeu no aeroporto dos EUA e utilize o brasileiro ao passar pela imigração no Brasil.

Parceiros