Dicas de costumes e etiqueta para suas viagens

Quando viajamos para países de costumes muito diferentes dos nossos, é imprescindível ficar atento à cultura local para não correr o risco de cometer alguma indelicadeza ou desrespeitar suas tradições. Abaixo algumas curiosidades a esse respeito.

ÍNDIA e ORIENTE MÉDIO: 

– Não toque a comida ou entregue documentos com a mão esquerda, pois esta é usada para fazer a higiene das partes íntimas. Esse gesto é considerado impuro e é uma gafe imperdoável.

– Recusar chá, café, água ou refrigerante é praticamente uma ofensa. Se não quiser mais, devolva o copo. Caso contrário, provavelmente ele será reabastecido.

PAÍSES MUÇULMANOS: 

– Mulheres não usam decotes, roupas curtas ou transparências. Em alguns países mais ocidentalizados eles são menos rígidos. Mas mesmo assim, procure se vestir discretamente. Não estenda a mão para cumprimentar um homem. Nesses países, um homem e uma mulher que não se conhecem não devem se tocar, principalmente em público.

IRÃ: 

– Mulheres: uso imperativo de um lenço na cabeça. Desde a chegada ao país. E cuide para não deixá-lo cair. O meu escorregou e chamaram minha atenção.  Obviamente nada de decotes e as pernas cobertas com calças ou saias longas e mais alguma túnica, blusa ou casaco até a altura dos joelhos.

JAPÃO: 

– Ao receber um cartão de visita, segure-o com ambas as mãos e leia-o cuidadosamente. Nunca o coloque no bolso de trás da calça, por exemplo, isso é considerado desrespeitoso.

CHINA: 

– Não limpe o prato, deixe alguma sobra como forma de mostrar que foi bem alimentado pelo anfitrião.

– Arrotar é uma coisa positiva e significa que a comida estava ótima!

TAILÂNDIA: 

– O garfo nunca é levado à boca, somente a colher. O garfo serve apenas para empurrar o alimento e facas são dispensadas, pois tudo já vem picadinho.

INGLATERRA:

– Pontualidade é assunto sério!

– Fique na fila: Na Inglaterra as pessoas gostam de ficar ordenadamente nas filas e esperar pacientemente por sua vez (na parada de ônibus, por exemplo). É de costume as pessoas formarem filas quando exigido, e espera-se que você irá aguardar a sua vez.

FRANÇA: 

– Nunca seja o primeiro a sair de uma festa, se não todos se levantam e vão embora. Saída à francesa é difícil.

– Fale Bonjour (bom dia) sempre para qualquer pessoa antes de qualquer coisa! Até para pedir informações na rua, cumprimente antes.

– O horário do bonjour vai até anoitecer! É muito engraçado uma pessoa te dar bonjour às 6 horas da tarde, mas eles dão!

– Escureceu, vira Bonsoir.

ISRAEL: 

– Homem: não estenda a mão para cumprimentar uma mulher.

– Mulher: não estenda a mão para cumprimentar homens.

– Se eles forem religiosos, você ficará com a mão no ar.

SINGAPURA: 

– Não beba ou coma na rua ou em transporte público. Você pode ser chamado à atenção ou até mesmo multado.

– Mascar chiclete em público nem pensar!

MIANMAR, LAOS E CAMBOJA: 

– Não use roupas que mostrem os joelhos e os ombros desnudos

CORÉIA DO SUL: 

– Não olhe seu interlocutor nos olhos. Eles entendem como agressividade.

ESTADOS UNIDOS:

– Nunca se aproxime muito do seu interlocutor, fique sempre a uma “arm distance”, ou seja, distância de um braço. Falar bem próximo ao outro, faz eles se sentirem desconfortáveis.

– Gafe: não pagar gorjeta nos EUA e Canadá. Muitas vezes não vem na conta. E o esperado é de no mínimo 15%.

Parceiros