Quanto deixar de gorjeta ao redor do mundo

 

No Brasil estamos tão acostumados a ter os 10% de serviço inclusos na conta que dificilmente paramos para calcular exatamente quanto vamos dar de gorjeta. 10%? 20%? Deixar o troco? Cada país tem a sua peculiaridade, e é bom pesquisar bem para não passar por situações constrangedoras e desrespeitosas – em muitos casos, a gorjeta compõe a maior parte da remuneração do funcionário.

 

Europa

A regra varia dependendo da região. Na Alemanha e na Itália espera-se 10% em restaurantes e entre 0,50 e 2 euros para taxistas. No Reino Unido e na França, o serviço costuma vir incluso na conta. Caso não venha, o ideal é calcular entre 10 e 15% do valor. Na Espanha é comum deixar o troco, ou entre 1 e 2 euros em moedas. Em Portugal os valores variam entre 5 e 10%.

 

América do Norte

Os EUA certamente são os que levam a gorjeta mais a sério. Não ouse dar menos de 15% para garçons ou taxistas. Ainda assim, o esperado é 20%, especialmente em locais turísticos. No Canadá as gorjetas são esperadas, mas valores entre 1 e 5 dólares para bartenders, carregadores da mala, e taxistas já são o suficiente.

 

Ásia

Na China, gorjeta é coisa de turista. No Japão, os funcionários podem até se ofender com o dinheiro extra. Já no sudeste asiático, como na Tailândia, a pratica é um pouco mais comum (visto que os funcionários são mal remunerados). Deixar o troco, ou algo em torno de 2 dólares, é educado.

 

Caribe

Em Curaçau, Barbados e Aruba, a taxa de serviço costuma estar inclusa. Na República Dominicana os funcionários de hotel esperam receber em torno de 2 dólares ao dia. Já em Cuba, gratificações de ao menos 10% são exigidas em qualquer compra ou serviço. É comum arredondarem os preços para cima, se a diferença for pouca nem espere receber troco.

 

México e América do Sul

Nos restaurantes do México a taxa de 10% costuma estar inclusa, mas funcionários de hotéis, guias e motoristas esperam a gratificação à parte.
Na Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai inclua 10% caso a conta venha com o aviso de que a taxa de serviço não está incluída. No Peru a prática não é muito comum.

 

Se ainda estiver em dúvida, o site Tipthimuch.in  faz o calculo pra você (também disponível em formato de app para Iphone e Android).

Parceiros