Walking Tours – Um novo conceito para conhecer o mundo

Free walking tours: primeiro você faz, depois decide quanto paga

O conceito de walking tour cresceu muito nos últimos anos no ramo do turismo. Como o nome sugere, “walking tours” são passeios a pé com cerca de 3 horas de duração.

O ponto positivo é que esses passeios são de graça, e o guia sugere uma gorjeta ao final, se você quiser e quanto quiser pagar. Por isso, os guias se esforçam para que seja algo divertido, interessante e informativo.

Esses passeios são organizados por uma agência e os guias são credenciados. Costumam ser jovens cursando a faculdade, ou já formados em História ou outra área relacionada. Os grupos que costumam participar dos walking tours também são jovens, o que facilita o entrosamento do pessoal.

Ao invés deles irem te buscar no hotel, o comum é marcar um ponto de encontro para todos os interessados e os guias. Dependendo do tamanho do grupo e do número de guias há uma divisão para que todos aproveitem o passeio. Geralmente esses pontos de encontro são em praças centrais da cidade, onde o deslocamento fica fácil e existem diversas opções no entorno.

Por serem de graça, os walking tours não envolvem passeios a museus ou outras atrações pagas, mas os guias dão dicas e podem ajudar na decisão entre conhecer um museu ou outro, e qual restaurante escolher. Na maioria das vezes, os guias falam inglês, mas em alguns casos é possível encontrar guias que falem espanhol.

É uma ótima pedida para conhecer a cidade e ter uma noção legal de tudo para montar um roteiro para os próximos dias. Além disso, quem costuma viajar sozinho, pode conhecer um pessoal bacana de outros lugares do mundo e trocar experiências.

A pioneira do ramo free walking tours, SANDEMANs

Atuando no mercado desde 2004, contam com uma equipe de mais de 250 guias que são residentes fixos ou estudantes em programas de intercâmbio universitário.

Eles cobrem 18 interessantíssimas cidades, sua maioria europeia, entre elas: Amsterdam, Copenhague, Edimburgo, Praga, Bruxelas, Jerusalém e Tel Aviv.

Fica a dica para quem gosta de fazer as coisas andando!

New Europe – Sandemans http://www.neweuropetours.eu/

 

Parceiros