Salar de Uyuni

A travessia pelo Salar de Uyuni, localizado a 600 km de La Paz, é um dos roteiros turísticos mais populares de toda a Bolívia. Visitantes  em busca de experiências diferentes em terras sul-americanas, se aventuram por uma das mais belas paisagens do mundo.

Seja durante o inverno, quando aquela imensidão branca ameaça cegar os olhos, ou nos meses de verão, quando degelo e chuvas formam uma lâmina que reflete um céu sem fim, o Salar de Uyuni é sempre garantia de boas imagens.

O deserto de sal de 12 mil km² é resultado da evaporação de antigo lagos que ficavam na região, a 3600 metros de altitude.

Para fazer a travessia é  possível contratar os  tours comercializados na pequena Uyuni. A cidade serve como base e ponto de partida da viagem que leva 4 dias e que termina na fronteira com o Chile, bem na boca do Deserto do Atacama. Também é possível fazer o caminho inverso e começar pelo Atacama.

O roteiro costuma ter início a 1 km do centro do povoado onde está o Cemitério de Trens que guarda sucatas de vagões abandonadas por empresas europeias que tentaram explorar a região. O cenário rende boas imagens. A primeira parada é em Colchani. Lá o sal é protagonista e está presente nos trabalhos artesanais feitos por locais e nas peças de um pequeno museu. A próxima parada, uma das mais aguardadas de todo o roteiro, é na Isla Incahuasi, cujos destaques são os cactos gigantes que chegam a ter mais de 10 metros de altura.

A caminhada não é dificil mas a altitude pode ser um um problema para algumas pessoas. É importante se aclimatar por alguns dias antes de iniciar o trajeto. No mais só admirar esse belíssima paisagem que é o Salar de Yuni.

Confira o que uma Trip Tipper tem para contar:

Eu fui pelo Atacama. Em Uyuni fiquei em um Hotel de Sal e o único passeio a fazer é um pequeno tour pela cidade (para conhecer principalmente os vagões de trens enferrujados pelo sal) e uma volta no Salar. Passe pelo menos duas noites para curtir o por-de-sol neste lugar,   recomendo! O caminho do Atacama até o Salar é imperdível!!! Se não conhece o Atacama, fique ali uns 5 dias no mínimo. Existem excursões para Uyuni direto do Atacama. Mas prefira sempre o de dois dias ou mais. Dormir no caminho também pode ser bem interessante.

Parceiros