A beleza natural da Costa Amalfitana no sul da Itália

A Costa Amalfitana, no sul da Itália, é famosa pela sua grande beleza natural. Foi declarada como Patrimônio Mundial da Humanidade, em 1997 pela UNESCO.

A costa apresenta uma surpresa atrás da outra. São várias cidades lindas que valem a visita – recomendo ir de carro e percorrer a estrada de Sorrento a Ravello, que ficam cerca de 38 km de distância. Vale ressaltar que a estrada é bem sinuosa e estreita, e costuma ficar bastante cheia no verão, mas o visual é fantástico!

As principais cidades da rota são: Sorrento, Capri, Amalfi, Positano e Ravello.

Sorrento 

Sorrento é um ótimo lugar para ficar porque existem muitas opções de hotéis e restaurantes, e a partir de Sorrento é fácil percorrer a costa. Outra vantagem é que de Sorrento é possível visitar Capri, Nápolis e Pompéia facilmente.

Recomendo o Hotel Relais Regina, que apesar de um pouco afastado do centro, compensa pela sua praia particular! O lugar é bem tranquilo e é usado também para o cultivo de alguns produtos agrícolas, como o limão siciliano. Se não estiver de carro, procure ficar mais perto do centro.

A parte antiga de Sorrento é cheia de restaurantes e lojinhas. No verão, fica lotada à noite. É um lugar bem divertido! São muitas construções antigas, em ruas estreitas, e tudo muito simpático.

O restaurante La Lanterna tem excelente comida italiana, num ambiente muito agradável, que fica lotado na temporada. Tome um bom vinho nacional para acompanhar seu jantar!

Não deixe de visitar o Duomo (Catedral na Via Santa Maria Della Pietá); a Basílica di San Antonino (Piazza San Antonino); a Piazza Tasso; a Villa Comunale Chiesa de San Francesco; a Marina Grande e o Vallone Dei Mulini.

Amalfi 

A Porta Della Marina (em frente à Marina) é o ponto de entrada para esta pequena cidade. De cara você verá uma igreja gigantesca entre as rochas e as demais construções: é o Duomo Di Sant’Andrea, uma grande catedral. Se tiver tempo vale a pena visitá-la!

A praça central abriga muitas lojas e restaurantes, além de uma fonte para jogar moedas e fazer um pedido, ou mesmo se refrescar nos dias quentes de verão! Caminhe pela rua principal e aprecie a vida dos moradores. É muito interessante o contraste entre as pessoas que estão vivendo sua rotina diária e os inúmeros turistas que passeiam tirando fotos e buscando novidades.

O café Andrea Pansa, que existe desde 1830, fica na praça ao lado da escadaria da catedral e vale a visita. O local possui uma decoração antiga, doces deliciosos e café de primeira!

O restaurante Locanda Del Marinaio também vale uma visita: comida boa e excelente atendimento. Fica um pouco mais acima da praça, na Via principal. Experimente o Limoncello, licor feito com limão siciliano. Deve-se tomar bem gelado: é um pouco forte, mas bem saboroso.

Próximo à Amalfi o restaurante La Locanda Del Fiordo, em Furore, vale a parada. O visual é espetacular e a comida uma delícia.

Ravello 

Ravello fica no alto das montanhas, por isso não tem praia. A estrada até lá é sinuosa com trechos que comportam um carro por vez, então não tenha pressa! Desfrute de um sorvete italiano enquanto caminha pelas pequenas ruas e lojinhas.

Eu adorei ficar no Hotel Caruso, que faz parte do Leading Hotels of the World – recomendo!

Positano 

Positano é a cidade mais bonita da Costa Amalfitana. A praia segue o mesmo padrão das demais, com pedras e água relativamente fria e muito transparente.

Do lado direito da praia sai uma trilha que percorre as encostas das montanhas e leva a outra pequena praia, a Spiaggia Di Fornillo. Vale a pena conhecer a trilha e parar no Café Puppeto para almoçar ou tomar uma cerveja, apreciando o visual que é fantástico.

Positano tem ruas estreitas e casas muito simpáticas, além de restaurantes de cafés com vista para o mar. Passeie pelas ruas sem pressa, e pare para tomar um drink. Um Bellini combina muito bem com o astral da cidade, ou se preferir, experimente uma cerveja Moretti bem gelada!

Se estiver de carro, pare em um estacionamento. É muito difícil encontrar vagas em alta temporada, e quem estaciona nas vagas dos residentes é multado.

Entre Amalfi e Positano está Conca Dei Marini, onde você encontrará a Grotta Dello Smeraldo. É possível descer tanto de elevador como de escada para ver as formações rochosas e a coloração do mar dentro da gruta.

 

Parceiros