Em Cordoba a mesquita que virou igreja

por Silvana Ticoulat

Eu adoro um país árabe. Gosto daquela vibe dos souks, das mulheres cobertas de preto, do cheiro das especiarias. Me fascina o chamado dos muizins 5 x ao dia conclamando os fiéis para rezar, as dunas do deserto, as caravanas de camelo, os berberes tourages vestidos de azul.

Mas o que eu mais gosto mesmo é visitar uma mesquita. Também adoro ver igrejas e se forem barrocas e cheias de ouro, gosto mais ainda. Mas as mesquitas tem um encantamento especial, até porque muitas só permitem a entrada para muçulmanos.

Já vi muitas mesquitas lindas, forradas de tapetes, inteiras de mármore e imensas como as de Casablanca e Abu Dhabi. Conheci as mesquitas mais lindas da vida no Iran, cobertas de mosaicos e cúpulas azuis.
Mas a mesquita de Cordoba é única.

É a construção islâmica mais importante e imponente do mundo ocidental e, sem dúvida, um dos highlights de qualquer visita à Espanha.

Sua construção  começou por volta de 785 quando Abd ar-Rahman I estabeleceu seu emirado em Cordoba. Três grandes ampliações ocorreram  nos séculos VIII, IX e X até chegar a sua configuração atual.

Cordoba  atingiu seu apogeu sob o governo do emir Abderramão III, um dos maiores governantes da história islâmica.Nessa época, A cidade era uma das mais povoadas do mundo e a mais próspera da Europa, ofuscando o Império Bizantino e Bagdá em ciência, cultura e artes.

Em 1236, Córdoba foi tomada pelo Rei Ferdinando III, durante a Reconquista. Com a expulsão dos muçulmanos da região e o restabelecimento da religião cristã uma parte central da mesquita foi destruída para dar lugar a construção da catedral. O resultado final ficou um tanto inusitado porque  a igreja ficou encaixada no meio da mesquita.

As colunas de mármore, quase 900, que sustentam as abóbadas listadas de vermelho e branco vieram de templos romanos.

O resultado dessa mistura é incrível. Passar o dia conhecendo a Mesquita de Cordoba é uma grande aula de história. Emocionante, vale conhecer!

 

[Foto em destaque: Celta4]



Booking.com

Parceiros