Cristina Rodriguez, colorindo Genebra

Recebi um convite para uma exposição em Genebra. Cristina Rodriguez, Promenades enchantées à Genève, ou Caminhadas encantadas em Genebra.

O convite já me agradou. Colorido, vivo, charmoso. Curiosa, fui para o computador vasculhar a artista. Cristina é uma colombiana do mundo.  Morou em Londres, onde fez seus estudos como pintora, Peru, Alemanha, Estados Unidos, Zimbabwe e Suíça. Mora recentemente em Portugal. Seus traços poderiam ser claramente os de um artista brasileiro, alguém acostumado com as cores e a claridade do nosso céu.

cristina-rodriguez-colorindo-genebra3

Fui. A exposição, com dez grandes telas, é totalmente marcada pelas cores. Arrisco dizer que, talvez pelo fato de que aqui a cor não é sempre presente, ela acabou em óbvia evidência.

Cristina estava lá, também colorida e charmosa, como suas telas. Explicou em inglês, com um sotaque bastante puxado pelo espanhol, detalhes de cada uma das pinturas expostas e o motivo de suas concepções. Foi uma delícia escutar os bastidores de cada um dos trabalhos expostos.

Elas nos mostrou uma Genebra de detalhes, fantasias e de contemplação.

cristina-rodriguez-colorindo-genebra

Os quadros foram pintados entre 2010 e 2012, período em que Cristina viveu em Genebra e explou cada canto da cidade a pé. Todos os elementos pintados foram vivenciados pela artista durante suas caminhadas e descobertas.

Casais dançando em varandas, crianças nadando no lago, pessoas dormindo no banco da praça, pássaros coloridos cantando. Todos eles cruzaram com Cristina e foram por ela mortalizados em suas pinceladas coloridas e simplistas.

cristina-rodriguez-colorindo-genebra4

Uma tela mostra um patinador no parque do Bastions. Quem já andou por lá no inverno vai entender. E assim a exposição te conquista, ilustrando lugares que quem conhece Genebra reconhece aos poucos.

A exposição acontece até 3 de Julho no primeiro andar da Cité du Temps, um espaço super interessante. A entrada é livre. Não dá para perder.

Recomendo, especialmente para quem quiser ver o cotidiano suíço apimentado com as cores latinas.

Serviço:

Cristina Rodriguez, Promenades enchantées à Genève
Exposição de 25 a 3 de Julho de 2016
Cité du Temps
Pont de la Machine, 1
1204 Genève

 

Fonte: Minha Suíça

Parceiros