Como usar programas de milhagem em outras companhias aéreas

Você já deve ter ouvido falar nos programas de milhagem que as companhias aéreas oferecem para os seus passageiros. E com certeza já tentou um dia transferir essas milhas para outro plano, e deu com a cara na porta porque viu que não conseguiria.

Realmente não é possível transferir milhas de um programa para o outro. Não temos como pegar as milhas da Gol e utilizar num voo da Delta, por exemplo. Mesmo quando as companhias aéreas pertencerem à mesma aliança ou tendo o acordo de compartilhamento de voos, o code share.

Está se perguntando como poderá utilizar essa milhagem? Nós vamos te explicar.

Depois que você acumular uma quantidade considerável de milhas, suficientes para que você consiga uma passagem de ida e volta – vale lembrar que dependendo do destino a milhagem aumenta – você poderá emitir passagens-prêmio em todas as companhias aéreas da aliança que pertençam à companhia aérea de seu programa.

Quer um exemplo?

Se você é cliente Multiplus, que pertence a TAM, poderá emitir passagens nas companhias da aliança OneWorld, como a American Airlines, British, Iberia e LAN. As companhias aéreas que mantiveram o acordo com a TAM também podem ser incluídas nesse modelo de milhagem, como a Lufthansa, Swiss, Turkish, South African e Singapore. A TAP não faz mais parte do acordo, portanto, os pontos não podem ser acumulados.

Já se o seu programa é o Smiles da Gol, a passagem poderá ser emitida em companhias como a Delta, Air France, KLM, Qatar, Alitalia, Etihad, entre outras.

Todas as companhias aéreas têm uma aba em seu site mostrando quais as parceiras, com isso ficará mais simples buscar onde você pode usar.

Entretanto, o bilhete não poderá ser comprado diretamente no site da companhia aérea que você deseja usar os pontos. No caso do Multiplus, você precisa usar o atendimento telefônico ou ir até uma loja da TAM Viagens, caso a companhia não trabalhe com o code share.

O Smiles facilita o processo, diretamente no site você seleciona a opção ‘’emissão de bilhete online’’ e clica em ‘’Voos parceiras aéreas’’ na barra lateral esquerda.

Lembre-se de informar seu número do programa de milhagem já na compra da passagem, se houver essa possibilidade, e apresente seu cartão do programa no check-in.

Guarde o cartão de embarque! Ele poderá ser útil para solicitar o crédito das milhas, caso ele não ocorra em até 15 dias. Nem todas as tarifas lhe darão milhas ou pontos, principalmente quando o voo é de uma companhia parceira.

Parceiros