Como identificar um ATM falso

Levar um cartão de débito e sacar seu dinheiro em um ATM ainda é a forma mais segura e prática de usar moedas no exterior. Mas isso não significa que você não precise tomar cuidado. É sempre importante não se deixar levar pela sensação de segurança que outros países podem nos trazer e aceitar que fraudes acontecem em qualquer canto do mundo.

A primeira dica é levar um cartão com chip (como o Cash Passport do Trip Tips), tentar sacar dinheiro nos caixas eletrônicos (ATM) oficiais dos bancos e evitar usar máquinas fixadas em ruas escuras e pouco movimentadas. Mesmo assim, nenhum viajante está imune a esse tipo de golpe. Portanto fique sempre de olho na fatura do cartão (de débito e de crédito) para identificar cobranças indevidas o mais rápido possível – elas são mais comuns do que gostaríamos.

Nos últimos meses alguns blogueiros de viagem registraram suas descobertas de ATMs fraudados e mostraram que muitas vezes não é tão difícil assim identificá-los. Neste link um americano mostrou o como conseguiu identificar um ATM adulterado em Houston.

 

Como identificar um caixa eletrônico adulterado Como identificar um caixa eletrônico adulterado

Na maior parte dos casos um leitor de cartão falso, que consegue copiar as informações escritas e as trilhas magnéticas do cartão, é fixado no painel e uma câmera escondida é posicionada em um ponto estratégico do caixa eletrônico para filmar o cliente digitando sua senha.

Fique sempre atento à alguns sinais básicos:

A coloração do caixa eletrônico

Os bandidos costumam utilizar molduras falsas acopladas ao caixa eletrônico original. Verifique se a cor do seu caixa eletrônico é igual às outras.

Fixação das peças

Provavelmente por pressa, as peças adulteradas costumam ser mal fixadas nos caixas eletrônicos. Verifique se não há sinais de cola ou fita adesiva, principalmente no leitor de cartões.

Ao digitar a senha

Dica simples, mas que na correria a gente sempre esquece: use uma mão para cobrir os movimentos da outra ao digitar a senha. Sempre parta do principio que alguém pode estar te observando.

Parceiros